Uma operação realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc na manhã desta segunda-feira, 25, resultou na apreensão de 10,2 toneladas de peixes em uma distribuidora irregular em Florianópolis. A ação contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, Vigilâncias Sanitárias municipal e estadual e Polícia Militar.

Foto: Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O estabelecimento foi interditado, visto que não foi confirmada a procedência dos peixes. No local, a operação encontrou câmara de congelamento e resfriamento, dois caminhões, locais para filetar e processar os peixes. “Não tinha tratamento de água ou carteira de saúde dos funcionários”, disse o Gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc, Sérgio Silva Borges.

Segundo Sérgio, a operação foi motivada por uma denúncia anônima. O estabelecimento, localizado no bairro Cachoeira do Bom Jesus, preparava os peixes para serem distribuídos para restaurantes. “O dono não tinha alvará sanitário da Vigilância [Sanitária], nem alvará de funcionamento da prefeitura e não tinha registro na Cidasc”, afirmou o Gestor.

Sobre a procedência dos peixes, Borges afirmou que não havia nota fiscal para comprovação e que o dono não soube dizer a origem do alimento. Dessa forma, o que foi apreendido foi destruído em uma indústria de farinha e óleo, pois foi considerado impróprio para consumo. Por enquanto, a Cidasc não sabe se algum peixe preparado no local foi vendido a algum restaurante. O dono do estabelecimento deve responder a processo civil e sanitário.

Fonte: G1 Santa Catarina