Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Na tarde desta segunda-feira, 18, representantes de órgãos governamentais das  ADR’s de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, reuniram-se na sede da subseção da OAB em Rio do Sul, na primeira reunião conjunta do Colegiado Regional de Governo. A iniciativa busca agilizar processos e economizar recursos, já que a maioria dos representantes regionais dos diversos órgãos governamentais no Alto  Vale do Itajaí precisavam deslocar-se para quatro encontros mensais em diferentes locais. O novo modelo adotado também dá maior eficiência nas discussões e na busca de soluções para problemas locais e regionais.

O secretário executivo regional anfitrião, Ítalo Goral, da ADR de Rio do Sul, abriu os trabalhos destacando que ” as reuniões em conjunto serão muito mais produtivas, pois os interesses, na maioria dos casos, são coletivos, e buscaremos soluções em prol de todo o Alto Vale”. Goral também referiu-se às metas conjuntas para todas as regionais como é o caso da duplicação da BR-470 no Alto Vale, prioridade número um para o desenvolvimento regional. “Agora vamos unir forças para que a duplicação saia do papel já que ela é o maior entrave para o desenvolvimento da região, e trataremos de cobrar do Governo Federal providências urgentes a respeito”, afirmou.

Foto: Homero Buzzi

No encontro, o Gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Raul Imhof Junior, e do Departamento Regional de Blumenau, Gilmar Nolli, falaram sobre o trabalho desenvolvido e as principais conquistas, como a de Santa Catarina completar dez anos sem registro de Febre Aftosa, com reflexos na economia.

Ainda durante a reunião, o comandante do 13º Batalhão de Policia Militar, tenente-coronel Renato Abreu, falou sobre a interdição do Presídio Regional em Serra Canoas, em Rio do Sul, devido à superlotação e defendeu a busca conjunta de soluções. “Se antes era solução tirar um criminoso da sociedade, agora é um problema”, observou o comandante.

As reuniões conjuntas do Colegiado de Governo serão itinerantes de agora em diante e, a cada mês, uma Agência Regional das quatro do Alto Vale do Itajaí sediará o evento. Antes do encerramento do encontro, definiu-se por votação unânime que as próximas reuniões serão em Taió em outubro, em Ituporanga em novembro, e em Ibirama em dezembro.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul