O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma realizou na última terça-feira, 29, “Treinamento sobre o Sistema de Informação Zoossanitária e as Doenças de Notificação Obrigatória” para médicos veterinários habilitados e oficiais, que atuam nos municípios abrangidos pelo Departamento.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Durante o treinamento foi exibido o novo módulo do Sigen+ para a Ficha Epidemiológica Mensal e Informe Mensal de Aves, formulários que são utilizados para informar sobre as doenças que ocorrem em animais no estado. Também foi apresentada a legislação que trata da obrigatoriedade da notificação ao Serviço Veterinário Oficial – SVO das doenças de interesse da Defesa Sanitária Animal definidas na IN n° 50/2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

A informação é a base do sistema de vigilância, com o Projeto o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal busca modernizar e aprimorar a qualidade dos dados recebidos no estado, os quais são regularmente informados ao Mapa e órgãos internacionais e utilizados para a certificação de mercados externos.

O Projeto Piloto, implantado no Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, permitirá a inserção das notificações no sistema informatizado pelos profissionais envolvidos na prestação de informações ao SVO. Ele foi desenvolvido pelo Departamento de Gestão da Tecnologia em parceria com a equipe do Dedsa.

O Treinamento, que foi ministrado pela Responsável Estadual pelo Programa de Vigilância Epidemiológica, Renata Meditsch, e pelo Responsável Estadual pelo Programa de Sanidade Avícola, Jader Nones, com a participação do Gestor Estadual da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, Ronald Yuri de Souza, e da analista de sistemas do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia, Valéria Domingos, contou  com a presença do Gestor Estadual do Dedsa, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, do Gestor do Departamento Regional, Eduardo Damineli Pesenti, e da Responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal, Carla Zoche.

Fonte: Renata Meditsch/ Departamento Estadual de Defesa Santária Animal