Foto: Facebook/ Moacir Sopelsa

O Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, assumiu nesta quarta-feira, 30, a presidência da Comissão de Agricultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul. A solenidade ocorreu na Casa do Produtor Catarinense, administrada pela Secretaria durante a 40ª Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Foto: Ascom/ Cidasc

Sopelsa, que recebeu o compromisso do Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, demonstrou grande satisfação e sentimento de responsabilidade com a nomeação.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, dos Secretários de Agricultura do Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins, além de representantes do Rio Grande do Sul, Paraná e Uruguai. O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, e outros profissionais da Companhia também estiveram presente.

Codesul

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Codesul-BRDE, foi criado, em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

Casa do Produtor Catarinense

Um dos pontos de encontro no Parque de Exposições Assis Brasil é a Casa do Produtor Catarinense, local que reúne produtores, colaboradores, pesquisadores, empresários e lideranças. O visitante terá a disposição materiais de divulgação dos programas desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura e da Pesca, bem como daqueles executados pelas empresas vinculadas.

Ao longo dos nove dias de evento, a Cidasc apresenta, por meio de materiais de divulgação e conferências, as ações de Defesa Agropecuária desenvolvidas no território catarinense. Projeto Sanitarista Junior, Selo de Conformidade e o Serviço de Inspeção Estadual são algumas das práticas que serão expostas no estande da Companhia.