Sanitarista Juniores da Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira, localizada em Pinheiro Preto, realizaram no dia 18 de agosto, visita a uma central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, no município de Tangará. A ação, que contou com o apoio do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Videira fez parte da comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Videira

Os alunos conheceram a Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas do Vale do Vinho – Ardavvi, que abrange 22 municípios da região. A atividade permitiu que eles conhecessem o processo correto de destinação dos materiais, as embalagens que não são recicladas são incineradas na própria Associação.

De acordo com o gerente da unidade, Marcos Henrique Drager, 130 toneladas de embalagens de agrotóxicos são destinadas corretamente por ano no local.

O Brasil está em 1º lugar no ranking de destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, em relação a quantidade colocada no mercado. Em 2016 o volume de embalagens vazias corretamente destinadas chegou a 46.500 toneladas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Videira

Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo – DNCL é a data para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

Comemorado anualmente em 18 de agosto, o DNCL faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e conscientização.

Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc., no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.

Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.
A importância desse programa se evidencia diante da performance da agricultura brasileira nas últimas décadas. Com a estabilização econômica, o agronegócio tem apresentado crescimento acima da média quando comparado aos setores industriais e de serviços, o que significa dizer que o uso de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, também teve grande crescimento. Sem a gestão dos resíduos daí resultantes, o impacto ambiental certamente seria gravíssimo. Quando as embalagens são abandonadas no ambiente ou descartadas em aterros e lixões, esses produtos ficam expostos às intempéries e podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do próprio homem.

Sobre o Projeto

O Projeto Sanitarista Junior da Cidasc tem como objetivo propor mudanças de atitudes e comportamento nos alunos frente aos problemas da defesa agropecuária através da educação. Os profissionais dos Departamentos Regionais da Companhia, junto com demais colaboradores das instituições de ensino, desenvolvem o Projeto para que os alunos, por meio dos conhecimentos adquiridos, se tornem influência de conscientização em seus núcleos familiares. Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Videira/ inpEV

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom