Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Sanitaristas Juniores do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Joinville visitaram nesta terça e quarta-feira, 22 e 23, uma propriedade rural especializada na produção de hortaliças em sistema de hidroponia, no município de São João do Itaperiú. A técnica consiste em cultivar plantas sem solo, na qual as raízes ficam suspensas em meio líquido, recebendo uma solução nutritiva controlada e balanceada.

No primeiro dia, a visita foi realizada pelos alunos da Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba, já o segundo dia da saída de campo contou com a presença dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Sebastião Escarzelo.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

A Hidroponia Raiz D’Água é administrada pelo casal José e Ana Cardoso, que receberam com muita satisfação, 62 visitantes entre alunos, técnicos, professores e diretores das escolas. Essa é a terceira visita dos alunos do Projeto Sanitarista Junior que a propriedade recebe, em 2017.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Seu José demonstrou na prática o dia a dia das atividades realizadas na produção, fazendo medição do pH e da condutividade da água. Os participantes puderam compreender que é  com base nestes parâmetros que é feita a diluição dos nutrientes na água, de forma equilibrada, atendendo as necessidades nutricionais das plantas.

A produção, que é acompanhada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar despertou o interesse das crianças em cada etapa do ciclo de produção demonstrado pelos proprietários. Os profissionais da Cidasc destacaram que essa é uma ótima oportunidade para elas aprenderem na prática que é preciso produzir alimentos respeitando o meio ambiente e a saúde das pessoas, compreendendo assim, a importância da Defesa Sanitária Vegetal.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Os proprietários declararam que as visitas possibilitam demonstrar as crianças as fontes de renda e de trabalho do meio rural. “Acreditamos que estas crianças sejam os futuros responsáveis pelas propriedades em que residem”, afirmaram.

O técnico em agropecuária do Senar Marcos Aluísio Stürmer, que acompanha mensalmente o Projeto, é o responsável pela  Assistência Técnica e Gerencial – ATeG esteve presente nos dois dias de visita. Marcos palestrou sobre controle biológico de pragas, qualidade dos alimentos, benefícios do cultivo protegido e nutrição dos vegetais.

Fonte: Odair José Mantoanelli – Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom