A fiscalização de agrotóxicos e a produção segura de alimentos na Grande Florianópolis será tema de debate em mesa redonda, realizada na tarde de hoje, 14, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) de Santa Amaro da Imperatriz, às 13h30. Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participarão do evento.
O debate é resultado de reuniões e encontros entre representantes do sindicatos filiados ao Sistema Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), na Região Metropolitana de Florianópolis. De acordo com o presidente do a Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares de Santo Amaro da Imperatriz, Edson Ricardo Rachadel, a cidade foi escolhida para sediar o encontro por ser uma grande produtora de hortifrutigranjeiros.
“Nós abastecemos boa parte do entorno com a nossa produção e ainda tem a questão dos rios que vão parar nas torneiras de grande parte dos moradores de toda região. Por isso avaliamos como muito importante à participação de todos os agricultores, associados ou não, aos sindicatos”, declarou Edson.
Para o dirigente sindical, o evento é uma oportunidade única de ouvir os representantes do Ministério Público, visto que muitos produtores não tem assistência técnica pública o que dificulta o uso correto do defensivo agrícola. Além disso, visa expor aos participantes as linhas gerais da fiscalização de agrotóxicos, apresentação do Sistema para identificação da origem do hortícola pelos agricultores, monitoramento dos resíduos, químicos em alimentos vegetais, riscos a saúde dos trabalhadores e consumidores.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, terá a incumbência de retratar a “Visão do Agricultor” durante a mesa redonda. “Estamos com uma grande expectativa de trazer de fato esse tema a tona e principalmente num local que reúna todos os pensamentos da cadeia produtiva, tenho certeza será de grande colaboração na elaboração de propostas e educação dos produtores. Só não podemos esquecer que para um bom trabalho no campo é preciso ter Assistência Técnica gratuita, pública”, lembrou.
Entres os tópicos que serão levantados estão apresentação do Programa Alimento Sem Riscos – PASR para reduzir o impacto dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos vegetais, orientação sobre atividades de fiscalização agropecuária, informações sobre Portaria Conjunta do SES/SAR 459/2016 que trata sobre a identificação da origem do produto, o perigo a exposição aguda e crônica aos agrotóxicos à saúde humana e ainda apresentar sistemas seguros de produção de alimentos para reduzir o uso de defensivos.
Outro ponto que será muito relevante são as questões relacionadas as consequências dos processos extrajudiciais e judiciais em razão da atuação do Ministério Público por intermédio das Promotorias de Justiça do Consumidor.
Entre o público alvo estão agricultores, prefeitos, secretários da agricultura, vereadores, dirigentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de entidades congêneres, agentes da Cidasc, Epagri, Crea, Vigilância Sanitária, profissionais com atuação na área agrícola, comerciantes da Ceasa, supermercadistas e demais gestores públicos e privados.
A mesa redonda é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetaesc, Associações da Grande Florianópolis Norte e Grande Florianópolis Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz, Federação Catarinense de Municípios – Fecam e Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Granfpolis, Divisão de Insumos Agrícolas da Cidasc, Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária – Epagri – Programas Olericultura e Fruticultura, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/SC e Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC/CCO.
Programação:
13h30–Recepção e abertura
14h –Dr. Pablo Moritz (CIT/SC) – Impactos da exposição crônica dos agrotóxicos na saúde humana;
14h30 – Greicia Malheiros da Rosa Souza, Promotora de Justiça–Prática e resultados do Programa Alimento Sem Risco (PASR) –MPSC/CCO;
15h –Eng. Agron. Matheus Fraga (Cidasc) – Fiscalização de insumos agrícolas;
15h30–Eng. Agron. Alexandre Mees (Cidasc) – Portaria Conjunta SES/SAR 459/2016 sobre identificação da origem do produto;
16h –Eng. Agr. Felipe Penter (Crea/SC)– Fiscalização nas atividades da Agronomia
16h30–Eng. Agr. Jorge Dotti Cesa (Crea/SC) – Proposta de parceria para viabilizar assistência aos agricultores familiares com responsabilidade técnica
17h –Eng. Agron. Paulo Francisco da Silva (Epragri) – Produção segura
17h30–Eng. Agron. Valério Turnes (Fecam) – Produção sustentável
18h–José Walter Dresch, Presidente (Fetaesc) – Visão do Agricultor
18h30–Debates, apresentação de propostas e encerramento.
Fonte: Fetaesc.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom