Na última quinta feira, 3, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc monitorou dois abrigos de morcegos em Caminho do Meio, localidade do município de Ibirama. As cavernas já serviram de abrigo para a espécie de morcego hematófaga Desmodus rotundus.
Os médicos veterinários Ari Schlagenhaufer (Departamento Regional da Cidasc de Blumenau) e César Augusto Barbosa de Macedo (Unidade Veterinária Local da Cidasc em Ibirama) foram os responsáveis pelo desenvolvimento da ação. Moradores da localidade auxiliaram os veterinários, guiando eles até as aberturas que dão acesso aos abrigos.
“O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros prevê que o os abrigos de morcegos sejam cadastrados, georreferenciados e monitorados pelo menos uma vez por ano”, explicou Ari.
De acordo com o médico veterinário, a busca pelas informações junto à comunidade é fundamental para o êxito das atividades do Programa. “Uma comunidade que é sensibilizada, mantém o hábito de notificar ao Órgão Oficial de Defesa Sanitária Animal as ocorrências relacionadas, como a atividade de morcegos hematófagos ou de animais com sintomatologia nervosa”, declarou.
Mesmo não encontrando morcegos hematófagos nestes dois abrigos, os profissionais da Cidasc constataram que a espécie mantém-se na localidade, pois há registros de espoliação em animais, o que demonstra que outros abrigos ainda não conhecidos ou inacessíveis continuam a abrigar colônias nas proximidades.
As emigrações de morcegos hematófagos está descrita na literatura especializada, podendo estar associada à disponibilidade de fontes de alimentos (animais para serem espoliados), variações de temperatura (busca de abrigos de menor altitude em invernos rigorosos), excesso de interferências humanas junto aos abrigos, entre outras.
Na impossibilidade de capturas em abrigos, está indicado a adoção de estratégias diferentes para o controle populacional da espécie, como capturas em curral, com instalação de redes de neblina. Os morcegos capturados recebem aplicação de pasta vampiricida e são liberados para regressarem aos abrigos. A aplicação da pomada sobre os animais atacados, perifericamente às lesões provocadas pelos morcegos, também está indicada no controle.
A atividade de controle das populações de morcegos hematófagos realizada pela Companhia é regulamentada pela Instrução Normativa Ibama nº 141, de 19 de dezembro de 2006.
Fonte: Ari Schlagenhaufer – Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom