A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou a entrega de certificado do Serviço de Inspeção Estadual – SIE para a empresa Alca Alimentos, na última sexta-feira, 28 de julho, em Joinville. Com esse serviço, fornecido pelo Governo do Estado, o estabelecimento está autorizado a comercializar produtos de origem animal em todo território catarinense.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joinville

Estiveram presentes na cerimônia de entrega do Título de Registro: o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Pedro Nolli; representantes da área de inspeção da Cidasc em Joinville, os médicos veterinários Luísa Richter e Zeno Ruths; o ex-Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Fernando Rothbarth; além de representantes legais da Alca Alimentos, dentre eles Alberto Beier, Davi Alcântara e o Responsável Técnico Marcus Vinicius Melo Oliveira.

Classificada como Entreposto de Carnes, a Alca Alimentos está localizada no bairro Aventureiro, em Joinville. Atualmente, ela emprega 15 funcionários. O Departamento Regional da Cidasc de Joinville atende 13 municípios e fiscaliza um total de 29 indústrias da região.

Serviço de Inspeção Estadual – SIE

O Serviço de Inspeção EstInspecaoadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.

São produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, carne bovina, carne suína, carne de aves, linguiças, queijos, mel, pescados, ovos, entre outros.

Fonte: Luisa Richter – Departamento Regional da Cidasc de Joinville.