Neste ano, o décimo Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e IX Pig Fair ocorrerá entre os dias 1 e 3 de agosto, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Os interessados em participar do evento devem realizar as inscrições online, até o dia 27 de julho. Lembrando que haverá possibilidade e se inscrever no dia do evento.

O Presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, Luís Carlos Peruzzo, comentou que, ao longo da última década, a organização participou ativamente de diversas revoluções e quebras de paradigmas na suinocultura. De acordo com ele, mediante o simpósio eles poderão continuar colaborando e auxiliando no crescimento do setor.

Foto: Divulgação  do evento

Programação

No primeiro dia do evento, às 14h, o Painel Matrizes discutirá como produtores europeus produzem mais de 40 leitões/porca/ano e o que é importante em relação a nutrição dessas fêmeas no terço final de gestação – Aspectos que interferem na longevidade e efeito futuro da matriz. A programação encerra com uma palestra sobre a importância na imunidade e como funciona a transferência de imunidade celular.

Já o Painel Antimicrobianos, no dia 2 de agosto, pela manhã serão apresentados temas como a situação atual, legal e futura do uso de antimicrobianos na produção de suínos e como gerir a retirada dos dos mesmos na produção – Experiência prática de um sistema de produção. Em seguida, serão debatidas estratégias de manejo que possibilitam a redução do uso de antimicrobianos na produção de suínos. Por fim, será realizado a “Mesa Redonda: Uso prudente de antimicrobianos”.

A tarde do segundo dia de evento inicia com o Painel Creche e Terminação, que abordará os fatores ambientais que interferem na sanidade dos leitões na fase de creche, como agregar valor a carcaça de leitões terminados e vai debater um desafio que são os leitões de baixo desempenho na fase de terminação – problema ou oportunidade para agregar valor.

O último dia do evento, 3 de agosto, terá início com o Painel Biosseguridade e Segurança Alimentar, onde serão apresentados “Planos de contingencia – Estamos preparados para futuros desafios sanitários – Experiência de Santa Catarina”; “Segurança de alimentos – Uma visão prática da cadeia de produção de suínos (fábrica de raçoes, controle de MP, processos fabris, sistema de produção e indústria de processamento)”; “Destino de carcaça de animais mortos” e encerrará com o tema “Biossegurança – Da “filosofia” a prática”.

Para acessar mais informações a respeito do Simpósio e conferir a programação completa, acesse www.nucleovet.com.br/simposio-suinocultura/.

Fonte: Nucleovet.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom