O Terceiro Treinamento em Tipificação de Carcaças Bovinas e Programa Novilho Precoce foi realizado na última quarta-feira, 19, no frigorífico Carnes Arvoredo em Xanxerê. O evento teve como palestrante o  Responsável do Serviço de Inspeção Estadual – SIE do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Xanxerê, Jamil Correia da Silva Junior. O treinamento contou com a participação de 10 médicos veterinários do oeste e extremo oeste catarinense, incluindo profissionais atuantes nas regionais de Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.

Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

O objetivo do treinamento foi treinar e capacitar inspetores a atuarem na tipificação de carcaças bovinas de acordo com o programa Novilho Precoce do estado de Santa Catarina. Após o treinamento teórico em anatomia, legislação federal e estadual, conceitos e aplicações, a equipe participou de um treinamento prático na área industrial e puderam observar a tipificação de carcaças que é realizada a partir da idade, sexo, peso, conformação e acabamento do bovino. Ao final, aprenderam a preencher o “Certificado de Tipificação de Carcaças” e foram instruídos sobre habilitação de propriedades rurais e de estabelecimentos para o referido Programa.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

O encerramento deu-se pelas palavras do sócio-proprietário Roberto Carlos Meneguzzi, que enfatizou a importância do Programa para Santa Catarina, como uma oportunidade de estímulo à produção de gado no estado e valorização da qualidade da carne para os abatedouros.

O treinamento foi realizado sob direção do Departamento de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Animal – Deinp, que visa habilitar médicos veterinários para Tipificação de Carcaças Bovinas em todo o território catarinense. Em 2014 médicos veterinários oficiais da Cidasc receberam treinamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, em Rio Sul e hoje atuam como multiplicadores em suas regionais e macro-regionais.

Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

Atualmente, existem 11 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Estadual – SIE e 2 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal – SIF credenciados para abate de novilhos precoces. Juntos, abatem uma média de 3000 cabeças/mês. Além disso, existem 2170 produtores cadastrados para a produção de bovinos precoces e super precoces em todo o estado de Santa Catarina.

Com este treinamento, somente no oeste catarinense já foram capacitados 26 médicos veterinários. Todos eles recebem um certificado emitido pela Cidasc, o que permite atuar na Tipificação de Carcaças Bovinas em estabelecimentos de inspeção estadual no estado.

Fonte: Jamil Correia da Silva Júnior – Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê