Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

“Nos esmeramos tanto em respeitar o outro, vamos respeitar também a nós mesmos!”. Essa foi uma das falas da Dra. Solange Thais Ezure durante a realização da palestra “Transtornos, Síndromes, Distúrbios e Doenças” promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa do Escritório Central da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Na abertura do evento, que ocorreu na tarde desta quinta-feira, 13, no Auditório da Companhia, em Florianópolis, o Diretor Institucional da Cidasc, Rodrigo da Silva Conceição, deu boas-vindas à convidada e destacou a importância de momentos de troca como esse para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O evento, que teve como foco as resoluções de conflito na empresa e formas com as quais possamos nos relacionar melhor, contou com a presença de cerca de 80 funcionários da Cidasc que conheceram mais acerca dos sinais do corpo em situações de desconforto ou conflito e formas de reagir para amenizar as reações nem tão positivas e ampliar as sensações agradáveis e positivas.

Para a Dra. Solange, formada em Experiência Somática e CranioSacral Visionária Source Point Therapy, a participação dos funcionários durante a palestra resulta do fato de o tema fazer parte do cotidiano, não ser apenas uma questão teórica, mas sim algo que podemos observar todos os dias. “A vida, na prática, são os relacionamentos. Relacionamento não é só eu e o outro, mas também eu comigo mesmo. Como eu vou lidar com as questões que aparecem nas relações, principalmente com as que me desregulam? Falar de sistema nervoso é falar de um sistema relacional. Se eu estou bem, mas meus colegas não estão, como eu posso ajudá-los? Compreender todo um mapa de sensações é fundamental para que eu possa apoiar ou outros e permitir que todos fiquem bem”, declarou a palestrante.

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

De acordo com o Presidente da Cipa, Richard Tadeu de Haro, “A Cipa, além da prerrogativa de suas funções, considera fundamental e oportuno trazer para empresa palestras e realizar ações que integrem os empregados, estimulem o bom relacionamento interpessoal, proporcionem um ambiente profissional salutar e harmonioso, corroborando a preservação da saúde e qualidade de vida”.

A Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa tem como missão a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a assegurar o bom andamento das atividades desempenhadas pela empresa, com a preservação da saúde e segurança dos colaboradores em seus ambientes de trabalho, assim como daqueles que interagem com a empresa.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc assegura que cada um dos Departamentos Regionais tenham uma própria Cipa. Assim, a Comissão poderá detectar as necessidades específicas do Departamento e intervir com medidas de prevenção e segurança no trabalho.

Foto: Nicole Barbieri – Ascom/Cidasc

Além disso, as Cipas da Cidasc promovem uma série de eventos, tais como: cursos, palestras, oficinas, entre outros, que visam a interação entre os seus colaboradores e a conscientização desses no âmbito da segurança de trabalho.