O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Blumenau em conjunto com a Polícia Militar, Vigilâncias Sanitárias Municipais e Vigilância Sanitária Regional de Timbó realizou na manhã desta terça-feira, 11, uma ação para verificar as condições do transporte de alimentos, saneantes, medicamentos, produtos de origem animal e animais vivos, no município de Timbó.

Foto: Vigilância Sanitária Regional de Timbó

Durante a fiscalização, que teve início às 5h e término às 8h30, os profissionais analisaram as condições higiênico-sanitárias, procedência e rotulagem dos produtos transportados, além da Licença Sanitária, documentação necessária para esse tipo de transporte. A Licença é fornecida pela Vigilância Sanitária do município de origem, conforme a placa do veículo, uniforme e carteira de saúde do motorista e do ajudante para a área de alimentos.

Abordagens

Foram abordados aproximadamente 114 veículos, dos quais:

1 transportava animais vivos e apresentou a Guia de Trânsito Animal – GTA, estando com a situação regular;
8 transportavam produtos de origem animal, como ovos, carnes, embutidos e leite, estando de acordo com a legislação sanitária de produtos de origem animal. Os ocupantes possuíam licença de transporte e portavam carteira de saúde atualizada;
27 veículos foram abordados e vistoriados, mas não eram alvo da ação;
78 veículos transportavam gêneros alimentícios, 10 foram autuados pela falta de licença de transporte, carteira de saúde ou pelo alimento estar fora do acondicionamento correto.

Os veículos autuados são dos municípios de Blumenau (04), Indaial (02), Rio dos Cedros (01), Timbó (02) e Terra de Areia/RS (01).

Foto: Vigilância Sanitária Regional de Timbó

Segurança dos alimentos
A ação terá continuidade durante o todo o ano e tem o intuito de fortalecer o controle dos produtos transportados, como forma de garantir maior segurança e qualidade dos alimentos, medicamentos, saneantes e a sanidade dos animais.

A Vigilância Sanitária recomenda que a comunidade e comerciantes não adquiram produtos alimentícios, saneantes, cosméticos e medicamentos, de vendedores e ambulantes que não possuam rotulagem e Licença Sanitária para sua comercialização. Para a realização do transporte de animais vivos é obrigatória a apresentação da GTA e demais documentos pertinentes a cada espécie animal.

Importante 
Os produtos considerados clandestinos são os que não possuem procedência e rotulagem, por exemplo, o que está ocorrendo com conservas de produtos de origem vegetal como palmito, que estão sendo adquiridos pela população e proprietários de restaurantes, lanchonetes  e pizzarias, favorecendo a clandestinidade.

A população e os estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios e animais deverão denunciar esse tipo de comércio irregular para a Vigilância Sanitária Municipal e Cidasc. Para ajudar a coibir essa prática, o denunciante deve anotar o tipo de veículo, cor, placa e tipo de produto que está sendo comercializado.

Fonte: Vigilância Sanitária Regional de Timbó/ Departamento Regional da Cidasc de Blumenau

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom