Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

No dia 6 de junho, alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marise Neneve Cordeiro, localizada no município de Campo Alegre e participante do Projeto Sanitarista Junior, confeccionaram bonecos “cabeça-de-grama”. A atividade objetivou a compreensão dos assuntos abordados na cartilha do Projeto.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

A ação contou com o apoio da professora Maria Doralice Arbigaus, que dividiu a turma em 6 equipes para iniciar o exercício. Foi necessária a utilização de materiais como, meia-calça; serragem; semente de alpiste; Emborrachado Vinil Acetílico – EVA; canetas para tecido e cola quente para fazer o olho, nariz e boca.

Com a dinâmica, foi possível relacionar diversos assuntos presentes na cartilha, entre eles, sanidade das sementes, a importância da água, do solo (representado pela serragem), a importância da luz (fotossíntese), além da responsabilidade em cuidar do boneco, que precisavam ser regados para ter as condições necessárias de geminação das sementes. Se tomados os cuidados corretos, com cinco dias os “cabelos” começam a nascer e duram aproximadamente 30 dias. Neste período, as crianças podem cortar e criar diferentes penteados.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

De acordo com os profissionais do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Mafra, a turma ficou tão empolgada com a atividade que deram até nomes aos bonecos, são eles: Descolado, Colorado, Arlequina, Cristofer, “Franke Stein” e Agente X9. Segundo a professora Doralice, não foi somente a turma do Sanitarista que ficou empolgada, a escola inteira os adotou. A atividade coincidiu com a semana do meio ambiente, na qual foram realizadas outras ações.

Para os profissionais da Companhia, a participação e a empolgação das crianças nas abordagens dos temas foi extremamente positiva, pois as atividades proporcionam conhecimento, trabalho em equipe e criatividade sobre temas que fazem parte do cotidiano de suas famílias.

Fonte: Francieli Marmentini Schühli e Arquidelques Chaves Alves – Departamento Regional da Cidasc de Mafra