O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Rio do Sul, participou no dia 29 de junho, da reunião do grupo temático da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Na oportunidade, foram discutidos temas como a rastreabilidade de produtos vegetais, produção integrada, além da apresentação de Cadernos de Campo para a cultura da cebola.
O engenheiro Agrônomo Alexandre Mees, Gestor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, apresentou o Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos da Companhia, o Programa Alimento Sem Risco e o Programa de Monitoramento da Produção Orgânica, bem como os resultados obtidos através dessas ações. Também palestrou sobre a Portaria Conjunta SES/SAR N° 459 de 07/06/2016, a qual define as competências, princípios e procedimentos para assegurar a rastreabilidade dos produtos vegetais in natura e minimamente processados, destinados ao consumo humano em Santa Catarina.
Caberá à Cidasc realizar ações para viabilizar o cadastro dos produtores primários, desse modo, foi apresentado aos participantes o Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+ . Também foi mostrado como ocorrerá o funcionamento desses cadastros.
Ainda acerca do tema Rastreabilidade, o engenheiro agrônomo da Estação Experimental da Epagri de Ituporanga, Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior, apresentou os Cadernos de Campo para o Sistema de Produção Integrada de Cebola – Sispic, que serão utilizados por produtores, técnicos e auditores.
Participaram da reunião técnicos da Epagri e os fiscais agropecuários da Cidasc Adonyran Carlos Livramento e Larisslay de Valença.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom