O presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, esteve na manhã desta quarta-feira, 28, em Canoinhas, conhecendo as instalações da Ervateria Seleme, que recebeu há exatamente dois meses atrás o Certificado de Concessão. Dedicada ao processamento de erva mate, a marca conquistou o Selo de Conformidade Cidasc – SCC, em solenidade realizada no dia 28 de abril, no município de Canoinhas. Essa certificação regulamenta o processo de transformação e produção de alimentos no estado.
O presidente foi recebido pelo sócio – proprietário da Ervateira, senhor Wilson Seleme; coordenador regional da Cidasc, Miguel Cardoso e o consultor de alimentos da Cidasc, Adinan Pereira. Durante a visita o presidente pode conversar com Wilson Seleme, conhecer o processo de produção, procedimentos de controle da empresa, e ainda degustar um chimarrão com erva produzida e importada pela Ervateria.
Segundo Wilson Seleme, a empresa lutou muito para se enquadrar e receber a certificação. “Foram dois anos de trabalho junto à equipe da Cidasc, e funcionários da ervateira para garantirmos esse importante selo”.
Os trabalhos desenvolvidos pela Cidasc auxiliam no aperfeiçoamento dos procedimentos de controle, que asseguram a qualidade do produto. A cada seis meses serão realizadas também auditorias dentro da Ervateira, para ver se tudo está seguindo as normas para empresa continuar com a certificação. A Ervateira Seleme é a primeira empresa do ramo em Santa Catarina a receber esse Selo de Conformidade.
Fundada em 1918, a Ervateira Seleme orgulha-se do pioneirismo, sendo a mais antiga ervateira da região. Hoje, ela está entre as cinco maiores exportadoras de erva mate do país, cerca de 95% da produção atende o mercado internacional. Uruguai, Polônia, Alemanha e Coreia do Sul são alguns dos clientes da empresa.
A implantação do SCC foi desenvolvida por profissionais da Divisão de Classificação da Cidasc. De acordo com a equipe, o processo levou a empresa a efetuar melhorias nas instalações físicas e sanitárias. Além disso, foi construído um novo depósito e desenvolvido mecanismos de controle que corroboraram com as boas práticas já existentes.
Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação da Companhia, o SCC presta suporte as indústrias que se dedicam à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, visando à oferta de alimentos mais seguros aos consumidores e fortalecendo as marcas catarinenses.
O Selo precisa ser renovado de seis em seis meses, por meio da realização de uma nova auditoria na empresa, que identificará oportunidades de melhoria na produção.
Informações para imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação
Fone: (47) 3627 – 4021 / (47) 8802 – 2391
E-mails: sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br comunicacao@cni.sdr.gov.br