O Segundo Treinamento em Tipificação de Carcaças Bovinas e Programa Novilho Precoce foi realizado na última quarta-feira, 21, no frigorífico Carnes Arvoredo, em Xanxerê. O evento teve como palestrante Jamil Correia da Silva Junior, responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Xanxerê. O treinamento contou com a participação de oito médicos veterinários do oeste e extremo oeste catarinense, incluindo profissionais atuantes nas regionais de Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

O objetivo do treinamento foi treinar e capacitar inspetores para atuarem na tipificação de carcaças bovinas de acordo com o programa Novilho Precoce do estado de Santa Catarina. Após o treinamento teórico em anatomia, legislação federal e estadual, conceitos e aplicações, a equipe participou de uma atividade prática na área industrial onde puderam observar a tipificação de carcaças que é realizada a partir da idade, sexo, peso, conformação e acabamento do bovino. Por fim, aprenderam a preencher o “Certificado de Tipificação de Carcaças” e foram instruídos sobre habilitação de propriedades rurais e de estabelecimentos para o referido programa.

O encerramento do curso contou com a participação do sócio-proprietário da indústria Roberto Carlos Meneguzzi, que enfatizou a importância do programa para Santa Catarina, como uma oportunidade de estímulo à produção de gado no estado e valorização da qualidade da carne para os abatedouros.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

O treinamento foi realizado sob direção do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc – Deinp, que visa habilitar médicos veterinários para Tipificação de Carcaças Bovinas em todo o estado de Santa Catarina. Em 2014, médicos veterinários oficiais da Cidasc receberam treinamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em Rio Sul. Hoje, eles atuam como multiplicadores nas regionais e macro-regionais.

Atualmente existem sete abatedouros credenciados e dois em processo de habilitação para abate de novilhos precoces. Vinculado a isto, existem mais de 1200 produtores cadastrados para a produção de bovinos precoces e super precoces em todo o estado de Santa Catarina.

Os inspetores treinados receberão certificados emitidos pela Cidasc e estarão habilitados para atuar em Tipificação de Carcaças Bovinas em estabelecimentos de inspeção estadual no estado de Santa Catarina. A meta é treinar mais oito veterinários até o final do mês de julho, totalizando 24 médicos veterinários habilitados para atuarem pelo programa na região oeste e extremo oeste do estado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

Fonte: Jamil Correia da Silva Júnior.