A empresa Alhos Kaluke, localizada em Lontras, região de Rio do Sul, venceu uma licitação pública para oferta de produtos. A licitação refere-se à compra de alho processado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e faz parte de um lote para atender a merenda escolar do estado vizinho.

Arte/ Ascom Cidasc

O principal fator a determinar a escolha da empresa foi a comprovação do padrão sanitário dos produtos Kaluke, condição não comprovada pelos concorrentes. A confirmação foi feita por meio do Selo de Conformidade Cidasc – SCC, conquistado pela Alhos Kaluke em janeiro deste ano. Segundo Rubens Roberto dos Santos, proprietário da empresa, “todas as concorrentes cumpriram os requisitos da licitação, com exceção de um elemento, apresentado pela Alhos Kaluke, a considerar todos os requisitos inerentes à segurança dos alimentos, dentre os quais as análises laboratoriais previstas nas normas da Anvisa”.

A empresa Alhos Kaluke se dedica ao ramo de alimentos, especificamente ao processamento de alhos e destina os produtos para cozinhas industriais, restaurantes e consumo nas residências. Sua adesão ao SCC se deu pelo interesse do Responsável Técnico – RT da empresa em aperfeiçoar e controlar os processos de produção dos alimentos, o que foi compreendido prontamente pela equipe.

Além de ser a primeira marca a conquistar o Selo, em 2017, a Alhos Kaluke é a primeira indústria da linha de temperos certificada no estado. Há 16 anos no mercado, a empresa comercializa mais de 50 tipos de produtos. Especializada em fabricação de alimentos a base de alho in natura, produz temperos, molhos, cremes para torradas, entre outros.

Foto: Divulgação

Rubens comentou que consegue produzir alimentos com mais conforto, pois sabe que os processos de controle são rigorosos e garante que todos os colaboradores já se acostumaram com a rotina. “Acho que as instituições públicas deveriam, ao montarem suas licitações, considerar o Selo da Cidasc, pois é uma forma de oferecer produtos de maior qualidade, o que para nós têm sido muito importante”, disse.

Selo de Conformidade Cidasc

Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal  – Dicla do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, o SCC presta suporte às indústrias que se dedicam à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, visando à oferta de alimentos mais seguros aos consumidores e fortalecendo as marcas catarinenses.

Segundo a Gestora Estadual da Dicla, Valdirene Régia Bizolo Sommer, atualmente 22 marcas estão em processo de certificação e 4 já foram certificadas.

O Selo precisa ser renovado de seis em seis meses, por meio da realização de uma nova auditoria na empresa que identificará oportunidades de melhoria na produção.De acordo com Valdirene, o processo de adequação leva em média um ano. Por meio de visitas técnicas, os profissionais da Cidasc identificam irregularidades no processo de fabricação e atuam em conjunto com as indústrias para adequá-las às normas vigentes.

Para participar ou solicitar mais informações

Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.

Fonte: Wladimir Marcon Mendes – Divisão de Classificação da Cidasc

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom