O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – Mapa apresentará nesta quarta-feira, 7, em audiência pública no Senado Federal, o Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa 2017 a 2026 – PNEFA. O plano visa criar e manter as condições sustentáveis para garantir o status de país livre da doença e ampliar as zonas livres sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário.

De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Animal – DSA, Guilherme Marques, houve entendimento com mais de 300 representantes de segmentos do setor, como câmaras setoriais, instituições de ensino, serviços veterinários oficiais, industriais, produtores e exportadores. “Agora, vamos dialogar com o Congresso, apresentando versão inicial. E, após colhermos e analisarmos todas as sugestões, pretendemos produzir até o fim do próximo mês de julho, a versão final”, destacou.

Imagem ilustrativa. Foto: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc

Segundo o diretor, os objetivos específicos do plano são tornar o país livre de febre aftosa sem vacinação com o reconhecimento internacional, de forma gradativa e regionalizada, levando em consideração as condições epidemiológicas, geográficas, político-econômicas, institucionais e técnico-operacionais. E, ainda, fortalecer as medidas de prevenção, aprimorar as capacidades do serviço veterinário oficial e as parcerias público-privadas, ampliando a participação comunitária no processo decisório e de prevenção à enfermidade.

Participarão da audiência representantes das comissões da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados e da Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

O evento ocorrerá a partir das 14 horas, no plenário 13, da ala Alexandre Costa, no Senado.

Excelência sanitária

No último dia 25 de maio, Santa Catarina completou 10 anos do reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A entrega do certificado pela Organização Mundial da Saúde – OIE ocorreu em 25 de maio de 2007, sendo que o estado é o único brasileiro com essa certificação.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, trabalha desde 1979 em prol de melhorias no cenário agrícola catarinense, buscando o desenvolvimento da Defesa Sanitária Agropecuária. Mantém 63 Barreiras Sanitárias posicionadas em pontos estratégicos, como divisas e autoestradas, que controlam a entrada e saída de animais e produtos agropecuários. Além de controlar o trânsito de animais e produtos de origem animal nas fronteiras, em Santa Catarina todos os bovinos e bubalinos são identificados e rastreados. Para garantir que o trabalho seja realizado de maneira eficiente, a Cidasc conta com o apoio de 19 Departamentos Regionais e Escritórios Locais, distribuídos por todo o território catarinense.

Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br