Imagem ilustrativa. Foto: Polícia Militar Ambiental de Lages

Nesta terça-feira, 6, no auditório da Cooperpomares, no município de Monte Castelo, foi realizada uma palestra educativa sobre o controle populacional de javalis. O evento contou com palestras da Polícia Militar Ambiental e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. Secretários municipais, técnicos e produtores da região do Planalto Norte participaram do encontro.

O major Adair Alexandre Pimentel da 1ª Companhia da Policia Ambiental de Lages exibiu uma panorama da proliferação da espécie nos campos gerais de Lages, região que tem registrado um alto índice de concentração do javali. Apresentou os meios legais para a caça e abate, explicou a diferença entre javali, cateto e queixada. Além disso, orientou os participantes quanto aos procedimentos que devem ser tomados quando os animais surgirem na produção.

Responsável pela Defesa Sanitária Animal do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, o médico veterinário Fernando Bilinski avaliou de forma positiva o encontro. Bilinski comentou a respeito dos cuidados que se deve ter com a caça e o consumo da carne, que pode trazer doenças se não obedecer o protocolo correto na hora do abate. O major Christopher Froehner da 3ª Companhia da Policia Ambiental de Canoinhas alertou sobre as consequências da caça ilegal e colocou-se à disposição dos produtores de Monte Castelo pra qualquer esclarecimento.

Confira a reportagem realizada pelo Jornal Castelense: https://www.youtube.com/watch?v=PaYhoUnZX-A

Fonte: Jornal Castelense.