A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e a Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio da Gerência da Agricultura e Agronegócio firmaram nesta quarta-feira, 31, convênio de cooperação técnica na área de Defesa Sanitária Animal.
Com a parceria, a Cidasc entrega um veículo para a Prefeitura, que disponibilizará um médico veterinário para atuar no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal do município. O acordo visa garantir a sanidade e a boa qualidade dos alimentos à população.
O Gerente de Agricultura e Agronegócio, Fernando Lock Silveira, destacou que o convênio é um passo importante, pois o médico veterinário irá verificar se os animais que chegam ao local do abate estão saudáveis, além de inspecionar a produção.
O convênio tem duração de um ano e pode ser renovado. “Em 2011 mudou a forma de inspeção em Santa Catarina, quando a Cidasc começou a fiscalizar os inspetores. A contratação dos profissionais ficou a cargo da própria empresa, mas agora, a Prefeitura de Criciúma está disponibilizando este inspetor para as empresas que precisam de um médico veterinário”, declarou o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti.
Defesa Sanitária Animal
O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal coordena a execução dos programas sanitários nacionais e estaduais, orienta produtores e cidadãos, e fiscaliza o cumprimento de normas. O Programa também desenvolve ações de controle e combate às principais doenças que atacam os rebanhos catarinenses. Para saber mais sobre o Programa, clique aqui.
Inspeção de Produtos de Origem Animal
O Serviço de Inspeção da Cidasc executa serviços de inspeciona produtos de origem animal e atua na fiscalização dos estabelecimentos das áreas de carnes, leite, pescado, mel, ovos e derivados. O serviço de inspeção é inovador, feito por técnicos capacitados e chega até as agroindústrias familiares, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Os técnicos da Cidasc verificam todo o processo produtivo, da obtenção de matérias-primas ao produto pronto para comercializar, assim fica garantida a segurança dos alimentos oferecidos à população. O Departamento de Inspeção atua ainda no combate a fraudes e na apuração de denúncias de consumidores quando relacionadas à produtos de origem animal.
Fonte: Émerson Justo/ Comunicação Criciúma
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom