O Brasil deverá ser reconhecido como país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina (CBPP na sigla em inglês), na reunião da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, que será realizada na próxima semana, entre os dias 21 e 26 , em Paris. Segundo o Diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e delegado do país na OIE, Guilherme Marques, “não existem casos da doença no Brasil”.

Foto: Nicole Barbieri/ Ascom Cidasc

A pleuropneumonia contagiosa bovina é uma doença de bovinos e búfalos causada por bactéria. Ataca os pulmões e a membrana (pleura) que reveste o tórax. Por ser altamente contagiosa, com taxa de mortalidade de até 50%, causa altas perdas econômicas. Para reduzir a infecção, existe vacinação com um tipo atenuado da bactéria. Não existem casos de contágio em seres humanos, por isso não há risco à saúde pública.

Na reunião da OIE também será debatida estratégia para enfrentar a resistência antimicrobiana (a antibióticos), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde – OMS. Também serão discutidas mudanças no Código de Animais Terrestres e Aquáticos e manuais de normas biológicas que regulam o comércio internacional de carnes. Está prevista a realização de 17 reuniões entre as autoridades sanitárias da OIE.

O Secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e o Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Dipoa, José Luis Vargas, também participarão da reunião para informar aos países integrantes da organização sobre medidas de segurança e de controle sanitário adotadas pelo Mapa em frigoríficos.

Mais informações à imprensa:
Coordenação geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom