O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma, por meio dos técnicos da equipe de Defesa Sanitária Vegetal, realizou na última terça-feira, 9, a coleta de produtos orgânicos para análise de resíduos de agrotóxicos. A Companhia, com apoio do Programa SC Rural, desenvolve essas ações de monitoramento para garantir a qualidade dos produtos orgânicos, valorizar os produtores idôneos, além de avaliar e acompanhar o setor produtivo.
Nesta etapa, as coletas foram feitas pelos profissionais da Cidasc Agnaldo Trevisol dos Santos, Cloves Paes e Valdirene Emerim de Noni, as culturas amostradas foram: banana; repolho e alface. Todas elas foram coletadas em propriedades rurais, localizados nos municípios de Jacinto Machado, Timbé do Sul e Sombrio.
De acordo com a técnica agrícola da Cidasc Valdirene de Noni, os produtos orgânicos, diferente dos demais, possuem maior qualidade nutricional e são mais saudáveis, por serem livres de agentes químicos. “Atualmente, a procura por esse tipo de produto no mercado tem aumentado. Isso desperta o interesse de alguns integrantes do setor que podem se aproveitar do momento para conduzir ações ilícitas e obter vantagens”, declarou.
O Programa da Cidasc busca impedir a comercialização de produtos inadequados e/ou contaminados que não sejam orgânicos. Além de detectar e cercear fraudes e contaminações nos produtos, salvaguardando o interesse dos consumidores catarinenses.
O sistema de Defesa Sanitária Vegetal constitui um trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de plantas, que possam colocar em risco o patrimônio agrícola e a condição sócio econômica do estado de Santa Catarina.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de imagens: