A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc promoverá nesta quinta-feira, 11, o “Seminário Regional de Segurança de Alimentos”. O encontro organizado pela Cidasc e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Epagri, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC será realizado no Centro de Treinamento da Epagri – CETRAR, em Araranguá, das 13h30 às 18h.

Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

O Seminário está voltado para supermercadistas, Vigilância Sanitária, produtores, consumidores, Secretários Municipais de Agricultura e a comunidade em geral, que irão debater e apontar alternativas e medidas que permitam o controle da entrada de qualquer agente contaminante, seja ele químico, físico ou biológico, que acarrete risco a saúde ou a integridade física do consumidor.

A programação contará com  palestras sobre Direito do Consumidor, ministrada pela Promotora de Justiça do MPSC Greicia Malheiros Rosa Souza; Amidos da Mandioca, ministrada por Edna Amante – UFSC; Alimentos, Cultura e Território. A experiência do vinho Goethe, ministrada pelo Enólogo da Epagri Estevão Arcari; Boas práticas de Fabricação de Alimentos e Selo de Conformidade Cidasc – SCC, ministrada pelo técnico agrícola e classificador da Cidasc Rômulo Tadeu Bittencourt, encerrando com mesa redonda.

O objetivo é mostrar a população a questão do risco, e falar sobre a presença de agrotóxicos ou qualquer tipo de contaminante nos alimentos. “Quando a gente fala em contaminantes, falamos desde os biológicos como fungos, bactérias e químicos e também sobre agrotóxicos e outros contaminantes do tipo físicos que possam estar presentes no alimento e causar algum problema a saúde da população. Queremos alertar sobre os riscos em consumir um alimento e os cuidados que são necessários”, afirma a Gestora Estadual da Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc, Valdirene Régia Bizolo Sommer.

“Com o seminário de segurança de alimentos buscamos divulgar e incentivar os produtores e processadores de produtos vegetais para que eles busquem estar em conformidade com as legislações vigentes”, completa Valdirene.

De acordo com o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti, cada vez mais os produtos catarinenses, principalmente os vegetais, estão em conformidade com a lei.

O Selo de Conformidade Cidasc – SCC que é de adesão voluntária para agroindústrias de produtos vegetais buscar adequar os processos de fabricação com base na legislação pertinente, elevar a segurança dos produtos de origem vegetal e oferecer condições para melhoria contínua aos estabelecimentos produtores e comercializadores.

O SCC através de consultoria desenvolve Manual de Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Padrões para cada estabelecimento que aderir ao programa.

Fonte: Divisão de Classificação de Produtos de Origem Vegetal – Cidasc

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom