A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou na última quinta-feira, 6, a captura e análise de morcegos, encontrados em uma mina de carvão abandonada no interior de Presidente Getúlio.

Foto: Nicole Barbieri/ Ascom Cidasc

Os médicos veterinários da Cidasc Fábio de Carvalho Ferreira, responsável pelo Programa de Controle da Raiva, Ari Schlagenhaufer, Responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal da Cidasc de Blumenau, César Augusto Barbosa de Macedo e Eleanora Schmitt Machado realizaram a captura de morcegos hematófagos (D. rotundus). A espécie é responsável pela transmissão da raiva para os herbívoros.

Os profissionais da Companhia foram acionados pelo médico veterinário do município Sérgio Landir Bechtold, que acompanhou a captura.

As demais espécies de morcegos hematófagos e não hematófagos são protegidas por lei e seu manejo e controle caracteriza crime ambiental. Por isso, somente profissionais capacitados, do serviço veterinário oficial, podem intervir em colônias de morcegos em área de risco para a Raiva, porque são capazes de diferenciar as espécies de morcegos em um abrigo.

O Jornal Regional da RBA TV acompanhou a ação realizada pela equipe da Cidasc. Para assistir a reportagem, clique aqui.

Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros em Santa Catarina

O PCRH em Santa Catarina tem como estratégias de atuação o controle da população de transmissores (morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus); a vacinação dos herbívoros domésticos em situações específicas; a vigilância epidemiológica; o monitoramento sistemático e cadastramento de abrigos de morcegos; e a educação em saúde e capacitação dos profissionais do serviço veterinário oficial.

Sobre a Raiva

A Raiva é uma doença fatal que acomete todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. É transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres infectados.

A Raiva ataca o sistema nervoso central (cérebro) causando mudança de comportamento, paralisia e por vezes, agressividade.

O animal doente elimina o vírus da Raiva pela saliva. Por isso, não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Cães, gatos e animais silvestres transmitem a doença pela mordida.

Para ajudar no controle da doença

• Vacine seu rebanho contra a Raiva;

• Informe ao Escritório da Cidasc mais próximo sempre que seus animais ficarem doentes e apresentarem agressividade e/ou dificuldade para caminhar e se alimentar;

• Comunique à Cidasc caso seus animais tenham marcas de mordedura causada pelo morcego hematófago, mesmo que eles não estejam doentes;

• Avise ao médico veterinário da Cidasc se souber de algum local que possa abrigar morcegos hematófagos, tais como cavernas, grutas e ocos de árvore; túneis, bueiro, passagem sob rodovias, cisternas e poços; casas e construções abandonadas.

ATENÇÃO! Nunca tente capturar um morcego, chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente.

Para informar casos de suspeita de Raiva, o número de telefone para denúncias à Cidasc é 0800-643 9300.

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/