O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou uma reunião para 70 médicos veterinários autônomos habilitados pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, na tarde da última quarta-feira, 29, em Campos Novos. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal Luiz Henrique da Silveira, reunindo aproximadamente 70 profissionais dos municípios de Campos Novos, Videira, Caçador, Joaçaba, Lages e Xanxerê.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

Entre os assuntos abordados na conferência: as atualizações do Programa no estado e a nova Instrução Normativa nº19 de 10/10/2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Foi explicado detalhadamente as novas normas para certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose e as responsabilidades dos produtores e médicos veterinários habilitados no processo de certificação.

A Diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Priscilla Beleza Maciel, e a Gestora do Departamento Regional da Companhia em Campos Novos, Edilse Vieira Branco, realizaram a cerimônia de abertura do encontro. Em seguida, as médicas veterinárias da Cidasc, responsáveis estaduais pelo PNCEBT, Karina Diniz Baumgarten e Débora Reis Trindade de Andrade, iniciaram a apresentação das palestras.

A auditora fiscal agropecuária Maria Gorette H. B de Andrade, responsável federal pelo Programa em Santa Catarina, também participou da conferência. Ela comentou sobre a importância e a responsabilidade do trabalho desenvolvido pelos médicos veterinários habilitados no PNCEBT. Profissionais da Cidasc, responsáveis pelo Programa e pela coordenação da Defesa Sanitária Animal, dos Departamentos Regionais de Campos Novos, Videira e Joaçaba também estiveram presentes.

PNCEBT

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência dessas doenças em bovinos e bubalinos, visando a erradicação.

A brucelose, causada pela Brucella abortus, e a tuberculose, causada pelo Mycobacterium bovis, vem sendo registradas em todo território nacional, conforme verificado em estudos de caracterização epidemiológica realizados em diversos estados do país.

Por meio da certificação das propriedades livres de Brucelose e Tuberculose, a Cidasc garante que o estado mantenha um rebanho livre dessas enfermidades, que causam perdas econômicas como a diminuição da produção leiteira, abortos, perda de peso, morte de bezerros e baixos índices reprodutivos. A certificação obedece aos princípios técnicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde Animal – OIE e, portanto, é reconhecida internacionalmente.

Fonte: Karen Sandrin Rossi – Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

Galeria de imagens: