Foto: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal

Ocorreu na manhã de hoje, 17, no município catarinense de Iporã do Oeste, o 1º Seminário Regional sobre Tuberculose e Brucelose Animal.

Realizado por meio da parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga e a Prefeitura de Iporã do Oeste, o evento reuniu produtores de leite e gado de corte dos municípios de Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.

Foto: Marcos Vinicius de Oliveira Neves – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc prestigiou e participou do evento por meio da presença do Presidente da Companhia, Enori Barbieri, e do Gestor Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta, assim como das palestras dos médicos veterinários da Cidasc Marcos Vinicius de Oliveira Neves, Gestor Estadual do Departamento de Defesa Sanitária Animal, e Débora Reis Trindade de Andrade, responsável pelo Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovinas.

Entre os temas abordados pelos profissionais da Cidasc no seminário esteve o Termo de Cooperação Técnica, que envolve a Cidasc, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a FAI Faculdades, em que a Cidasc compromete-se, entre outras questões, a orientar o trabalho de testes para o diagnóstico da Brucelose e da Tuberculose.

Foto: Débora Reis Trindade de Andrade – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal

Foram também apresentadas características, sintomas, formas de contágio e possibilidades para o diagnóstico, além das normatizações relacionadas à Brucelose e à Tuberculose, um panorama do trabalho de defesa contra as doenças em Santa Catarina e as ações atuais da Cidasc para detecção de focos.

Por fim, o público recebeu orientações sobre o processo de Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

O evento contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca, Airton Spies, do Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Claudir José Larentis, de Prefeitos de municípios da região, além de representantes do curso de medicina veterinária da FAI Faculdades e empresas de laticínios da região.

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/