A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou, na última quarta-feira, 8, o encerramento das atividades do Projeto Sanitarista Junior na Escola Samuel Sandrini, em Orleans. O Projeto foi desenvolvido na escola no ano letivo de 2016, mas por conta da agenda escolar a realização do encerramento só foi possível no retorno das aulas.
O Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti, destacou a necessidade da aproximação da Cidasc com a sociedade. Para ele, essa aproximação não deve ser feita somente com o meio rural, mas com toda a cadeia, visto que os trabalhos realizados pelos profissionais são essenciais para garantir a qualidade dos alimentos que vão à mesa dos consumidores, fundamental para manter o status sanitário a nível nacional e internacional.
Durante o evento foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e realizada a entrega do certificado de Sanitarista Junior. A aluna Géssica Moraes da Luz, vencedora do Concurso Cultural do Projeto Sanitarista Junior, como estudante que realizou a redação que melhor representou os temas trabalhados em aula, foi premiada com um tablet, doado pelo Secretário Municipal de Agricultura de Orleans, Luiz Cristovão Cocetta.
A Escola Estadual Samuel Sandrini, está localizada na área urbana, mas recebe alunos do interior do município de Orleans. A escola envolveu 114 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental II. A professora responsável pelo Projeto, Négila G. Pereira Alves, observou que os alunos estão mais preocupados com a qualidade dos produtos que consomem, com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida.
Estiveram presentes na solenidade a médica veterinária da Cidasc, Carla Zoche, Responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal, a médica veterinária da Cidasc e responsável pelo Projeto Sanitarista Junior no Departamento Regional de Criciúma, Paula Grechi Gerhardt de Almeida, e a Técnica Agrícola da Cidasc Valdirene Borges Emerim De Noni.
Sobre o Projeto
O Projeto Sanitarista Junior proporciona que alunos, professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária. Por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária. Em todo o Estado, o projeto atende 42 escolas distribuídas em 20 municípios catarinenses, contemplando mais de 1400 crianças.
Fonte: Valdirene Borges Emerim De Noni – Departamento Regional da Cidasc de Criciuma
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de Imagens: