Colaboradores do Terminal Graneleiro da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Francisco do Sul promoveram nesta sexta-feira, 24, uma campanha de conscientização sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s (HIV/Aids, Hepatite B e C, entre outras), drogas e exploração infantil durante o período de Carnaval.

Foto: Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul

Essa conscientização foi muito importante no Terminal Graneleiro, pois os trabalhos operacionais não pararam durante os dias de folia. Foram colados cartazes, distribuídos folders e camisinhas, além do sorteio de camisetas entre os funcionários presentes na ação.

Foto: Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul

Os  contemplados foram Denilson José Gomes, Iran Serafim Barbosa e Geremias de Matias.

A campanha foi realizada com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive, da Associação do Empregados do Terminal Graneleiro, do Centro de Atenção Psicosocial – CAPS de São Francisco do Sul e da Assessoria de Comunicação da Cidasc, que doaram os materiais utilizados.

Ações do Governo do Estado de Santa Catarina

Profissionais de saúde de todo o estado foram mobilizados para alertar os foliões sobre a importância do uso da camisinha como meio de proteção contra 12 Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, dentre elas o HIV, a sífilis e as hepatites virais. No total, três milhões de preservativos foram distribuídos em Santa Catarina durante as atividades de Carnaval. As ações contaram com a parceria dos municípios e de Organizações Não Governamentais – ONGs.

Dentre as ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde – SES estão a distribuição de 12 mil kits a motoristas com uma sacolinha contendo preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e folders nas quatro praças de pedágio de Santa Catarina (Palhoça, Porto Belo, Araquari e Garuva). A distribuição ocorreu na quinta-feira, 23, em parceria com a Autopista Litoral Sul. O material também foi entregue a motoristas de Florianópolis na sexta-feira, 24, em blitz realizada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte.

Ações similares foram desenvolvidas por todo o estado.

Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul

Para atender à forte demanda interna e de exportação, a Cidasc administra o Terminal Graneleiro Irineu Bornhausen, localizado no porto de São Francisco do Sul, por onde são escoadas as safras das regiões sul e centro-oeste do Brasil. Hoje, boa parte dos grãos exportados pelo Brasil passam pelo terminal, que opera 24 horas por dia e atende as principais empresas brasileiras exportadoras de soja, farelo de soja e milho. O Terminal Graneleiro possui armazéns e a pesagem de caminhões e vagões é feita por balanças eletrônicas, os caminhões são descarregados através de tombadores e vagões em moegas próprias.

No primeiro semestre de 2016 o Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul apresentou um ótimo desempenho, com o recebimento, armazenagem e embarque de cerca de 748 mil toneladas de grãos, ficando em torno de 20% acima do primeiro semestre de 2015.

Fonte: Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul