Foto: Josiane Zago – Agência de Desenvolvimento Regional de Videira

Multiplicação do conhecimento. Esse foi o objetivo do 13º Campo Demonstrativo Coopervil, realizado nessa quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Videira – Cetrevi. O evento contou com a parceria da Epagri, que apresentou inovações tecnologias e conhecimentos práticos em diversos segmentos.

Para o gerente da Epagri de Videira, Jonatan Galio, o momento foi de repassar informações. “Somos parceiros desse Campo Demonstrativo, pois ele vem ao encontro da proposta da Epagri que é levar o conhecimento ao produtor, apresentando formas e tecnologias que conseguem ampliar a rentabilidade”, afirmou o gerente, destacando que a edição superou as expectativas.

Durante o campo demonstrativo, a Epagri trabalhou com duas frentes. No setor de bovinocultura, apresentou da implantação de pastagens até o relatório final de rentabilidade da propriedade. Na ocasião, foi demonstrado o resultado do plantio de sete espécies de pastagens adaptadas para a região e altamente recomendadas.

Nesse setor também foi abordado o combate às principais pragas nas pastagens, bem como os dados obtidos na avaliação das unidades de referência que existem os manejos. Para o engenheiro agrônomo Cassio Marques de Valois, o objetivo é demonstrar a eficiência desse modelo. “São procedimentos que fazem toda a diferença quando aplicados na propriedade, diminuindo custos, aumentando a performance e gerando maior rentabilidade” destacou.

No setor da fruticultura, a Epagri também apresentou durante o Campo Demonstrativo novas variedades de uva de mesa e destinadas ao processamento, bem como tecnologias aplicadas à produção do suco de uva. Na vitivinicultura, a novidade consiste nas variedades, em especial, as resistentes a míldio, principal praga que afeta a produtividade.

Cidasc presente com unidade móvel

Com foco no relacionamento e na orientação, a Cidasc Videira também participou do Campo Demonstrativo Coopervil. Na ocasião, esteve presente com a unidade móvel de barreira, totalmente equipada para o atendimento ao produtor. Para o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Videira, Marcelo Grazziotin, o foco foi na educação sanitária. “Um momento para desmistificar a ideia errônea de que a Cidasc tem como única finalidade a questão punitiva, pelo contrário, o nosso maior objetivo é orientar para a importância da sanidade ambiental e vegetal”. destacou.

Na unidade móvel, muito utilizada em barreiras, uma estrutura com televisores, computadores e impressoras esteve à disposição. O veículo ainda é equipado com um pulverizador utilizado para a desinfecção de veículos. Durante o Campo Demonstrativo, panfletos com as principais orientações sanitárias foram distribuídos.

Governo do Estado prestigia solenidade oficial

Na solenidade oficial da 13º edição do Campo Demonstrativo, realizada na tarde dessa sexta-feira, dia 17, o Governo do Estado esteve novamente prestigiando. A cerimônia contou com a presença do secretário estadual de Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, representando o governador João Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies, presidente da Cidasc, Enori Barbieri, e a 9ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, por meio do Secretário Executivo Euro Vieceli e o gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais, Mauro Santini.

Na ocasião, foram evidenciados os 50 anos da Coopervil, entidade promotora do evento, bem como o sucesso dessa tradicional promoção. Para o secretário Euro, o momento foi de comemorar. “Temos que parabenizar todos os organizadores e também os participantes, aqueles que reservam um tempo de suas atividades para participar e agregar os conhecimentos que aqui são multiplicados”, afirmou.

O Campo Demonstrativo Coopervil é um evento realizado pela Coopervil, em parceira com BRF, Sicoob e Epagri. O evento ainda contou com o apoio do Sescoop, Senar e Sebrae.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira