A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola da Santa Catarina – Cidasc promoveu um treinamento para agentes voluntários de manejo populacional de suídeos asselvajados (javalis), no último sábado, 11, no município de Jaborá.

Foto: Departamento de Defesa Sanitária Animal da Cidasc

Durante a capacitação, ministrada pelos médicos veterinários da Cidasc Jader Nones e Eleanora Machado, os agentes de manejo populacional conheceram as principais estratégias adotadas para realização das monitorias sorológicas de Peste Suína Clássica – PSC, em javalis no estado de Santa Catarina. Além de observarem as principais zoonoses, as formas de prevenção e segurança que deverão ser adotadas para manipulação e colheita de amostras biológicas obtidas de animais asselvajados.

Com o apoio dos médicos veterinários Jader, Eleanora e Angela Pretto, responsável pela Unidade Veterinária Local de Jaborá, ocorreu uma atividade prática demonstrativa sobre como realizar a colheita de amostrar biológicas em suídeos asselvajados.

Ao todo, mais de 30 agentes de manejo populacional foram capacitados em Santa Catarina pelo Serviço Veterinário Oficial – SVO. Esse trabalho, aliado as demais ações de vigilância desenvolvidas pela Cidasc, tem sido uma ferramenta importante para assegurar a atual condição sanitária de Santa Catarina, reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE como área livre de PSC.

Foto: Departamento de Defesa Sanitária Animal da Cidasc

Suídeos asselvajados

Javalis e javaporcos são animais selvagens, capazes de percorrer grandes distâncias atrás de comida e fêmeas no cio. Por andar em grupos, na maioria das vezes provocam a destruição de lavouras. Também, ao entrar em contato com granjas ,eles podem transmitir doenças aos suínos.

Os javalis pesam cerca de 80kg e possuem dentes caninos bem desenvolvidos e curvados para fora. A pelagem é escura nos adultos e listrada nos filhotes. Os javaporcos pesam cerca de 130kg e possuem pelagem de coloração variada. Para manter os animais longe das granjas é aconselhável utilizar barreiras físicas, como por exemplo, cercas de proteção reforçada.

Animais silvestres como queixada e cateto são protegidos por leis ambientais. Somente os javalis e javaporcos são considerados fauna exótica e invasora. Em vida livre estão sujeitos ao abate para controle populacional, segundo Instrução Normativa Nº3 de 31/01/2013 (IBAMA). A criação desses animais está proibida no estado. Santa Catarina é livre de Peste Suína Clássica, colabore para manter essa situação.

Fonte: Jader Nones e Eleanora Machado.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom