Mais de 1500 pessoas participaram do 13º Campo Demonstrativo Cooperja, realizado no município de Jacinto Machado, nos dias 1 e 2 de fevereiro. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc esteve presente no evento, por meio de um estande, apresentando aos produtores rurais os trabalhos de Defesa Sanitária Agropecuária desenvolvidos no estado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Os profissionais do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma Carla Zoche, Clovis Adriano Teixeira Paes, Daniel Remor Moritz, Gilson Renato Ramos de Brito, Valdirene Borges Emerim De Noni e Grasiela Gomes, participaram das atividades de divulgação no estande.

“Apresentamos a importância dos serviços prestados à sociedade, no que diz respeito a saúde pública e animal, além da relevância para economia catarinense”, declarou Valdirene, técnica em agropecuária da Companhia. Mediante ações de sanidade animal e vegetal, a Cidasc ajuda a preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.

De acordo com a técnica, o trabalho desenvolvido é estratégico e sistemático para o monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de animais, vegetais e/ou os produtos agropecuários veiculadores de pragas e/ou doenças que possam colocar em risco o estado.

Campo Demostrativo Cooperja

A abertura oficial do 13º Campo Demonstrativo Cooperja contou com a presença de diversas autoridades. O Secretário Adjunto da Secretária de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, destacou a importância do setor agrícola para a economia de Santa Catarina. Elencou que o trabalho desenvolvido pela Cidasc e Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, faz com que o agronegócio Catarinense se destaque no cenário nacional, seja pela difusão das pesquisas, pela extensão rural e pelo status sanitário que garante a este território uma diferenciação no mercado, em especial no mercado internacional.

Palestras, exposições e demonstrações fizeram parte da programação do evento. O espaço físico é de mais de 7 hectares, destinados para as demonstrações de culturas como: arroz, banana, milho, maracujá, pastagem, uva, hortifrutigranjeiro, plantas bioativas, entre outras. Animais como bovinos de corte, equinos e ovinos, também estiveram em exposição. Além disso, a II Feira da Agricultura Familiar foi realizada nas imediações do evento e teve como foco a sustentabilidade, tecnologia e renovação .

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

No primeiro dia ocorreram duas palestras:Irrigação por Gotejamento Subterrâneo no Arroz, com o engenheiro agrônomo Cristiano Jannuzzi eTecnologia de Aplicação de Defensivos, com o engenheiro agrônomo Maurício André Ilgenfritiz. No segundo dia as palestras foram:Plantas Medicinais, com o ambientalista Aléssio dos Passos Santos eSeguro Agrícola, com o diretor executivo da Tovese Corretora de Seguros.

Valdirene conta que mais de 30 empresas ligadas ao agronegócio se fizeram presentes na 13ª edição do Campo Demonstrativo Cooperja.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Galeria de Imagens: