Foto: Departamento Regional de Xanxerê

Após seguidas desvalorizações do suíno nas granjas paulistas, a semana foi marcada por uma leve recuperação. A arroba do animal terminado está cotada, em média, em R$78,00, alta de 2,6% nos últimos sete dias.

No atacado, o cenário é semelhante. A carcaça especial tem sido negociada por R$6,00/kg, alta de 1,7% no período. Apesar do ruim desempenho das vendas no varejo, cenário típico da segunda quinzena do mês, quando normalmente o poder de compra do consumidor está menor, os estoques enxutos contribuíram para este cenário de alta.

Entretanto, apesar da recente alta, desde o início do mês as desvalorizações acumuladas nas granjas e no atacado foram de 9,3% e 11,8%, respectivamente.

Nos próximos dias, não são descartadas mais altas, já que a entrada do mês e os recebimentos dos salários podem colaborar para melhora das compras. Mas não são esperadas valorizações expressivas.

Suinocultura em SC

Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína do país. São cerca de 10 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes, que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas de carne suína. Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, o Estado é responsável por aproximadamente 27% da produção nacional de carne suína e por 35% das exportações brasileiras.

Entre os principais países de destinos da carne suína catarinense estão Rússia, China, Angola, Cingapura, Chile, Japão, Uruguai e Argentina. Atualmente, o estado exporta quase 190 mil toneladas por ano.

Fonte: Scot Consultoria.