Foto: Ascom/Cidasc

Na noite de hoje, 27, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc entregou a certificação do Selo de Conformidade Cidasc – SCC conquistado pela empresa Alhos Kaluke. A cerimônia de entrega ocorreu na Sociedade Recreativa Cultural Lontrense, no município de Lontras, e contou com a presença do Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, do Diretor Institucional da Cidasc, Rodrigo da Silva Conceição, da Diretora de Defesa Agropecuária da Companhia, Priscila Belleza Maciel, do Responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual em Rio do Sul, Cícero Patzlaff, que na cerimônia representou o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul, Raul Imhof Junior.  Também abrilhantou o evento a presença da equipe da Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc composta pela Gestora da Divisão de Classificação, Valdirene Régia Bizolo Sommer, o Gestor do Selo de Conformidade Cidasc, Wladimir Marcon Mendes, o Gestor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees. O Prefeito do município de Lontras, Macionei Hillesheim, e outras autoridades da região também participaram da cerimônia.

Enori Barbieri, Presidente da Companhia, entregou a certificação do SCC para o proprietário da empresa, Rubens dos Santos. “Percebemos como as parcerias são importantes. Ninguém irá alcançar o sucesso se não estabelecer parcerias com pessoas e órgãos importantes. Nesse caso, o papel do estado de Santa Catarina por meio da Cidasc foi muito importante para a Alhos Kaluke”, comentou Rubens.

De acordo com Barbieri, “Nós, como governo, temos que pensar na sociedade toda, tanto que estamos trabalhando com mais 19 empresas. É um processo moroso, não é tão simples assim, são 20 meses de trabalho com as pessoas acreditando nisso.”

Foto: Ascom/Cidasc

Além de ser a primeira marca a conquistar o Selo, em 2017, a Alhos Kaluke é a primeira indústria da linha de temperos certificada no estado. Há 16 anos no mercado, a empresa comercializa mais de 50 tipos de produtos. Especializada em fabricação de alimentos a base de alho in natura, produz temperos, molhos, cremes para torradas, entre outros.

Por fim, o Presidente da Cidasc declarou: “É impressionante o nível de transformação dessas pequenas empresas. Ninguém começou grande, nós começamos todos pequenos. Pequenas empresas que se transformaram em grandes. O que a Cidasc está fazendo, por meio dos seus técnicos, é dar oportunidade aos pequenos, pois os grandes têm a capacidade de irem sozinhos. Os pequenos empreendedores de Santa Catarina, conhecendo o trabalho que a Cidasc pode oferecer e acreditando, eu não tenho nenhuma dúvida que alcançarão muitas conquistas com suas marcas”

Selo de Conformidade Cidasc

Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação da Companhia, o SCC presta suporte as indústrias que se dedicam à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, visando à oferta de alimentos mais seguros aos consumidores e fortalecendo as marcas catarinenses.

Atualmente 19 marcas estão em processo de certificação, conta o Gestor do Selo de Conformidade Cidasc, Wladimir Marcon Mendes. “Além da Alhos Kaluke, está previsto para este ano a entrega do Certificado de Concessão do Selo para outra empresa”, declarou.

Segundo Wladimir, o processo de adequação leva em média um ano. Por meio de visitas técnicas, os profissionais da Cidasc identificam irregularidades no processo de fabricação e atuam em conjunto com as indústrias para adequá-las as normas vigentes.

O Selo precisa ser renovado de seis em seis meses, por meio da realização de uma nova auditoria na empresa, que identificará oportunidades de melhoria na produção.

Para participar ou solicitar mais informações

Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.