A Cidasc restringe cadastro de agrotóxicos fungicidas cadastrados no Estado, para controle da Ferrugem da Soja. A medida foi tomada após publicação pelo MAPA, do Ato 71, e levou em consideração a avaliação de laudos de eficácia e pareceres técnicos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA suspendeu 63 fungicidas com indicação para a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) para a cultura da soja. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (Ato 71), em dezembro de 2016. A decisão prevê a exclusão da recomendação de controle da ferrugem asiática da bula dos produtos em até 90 dias, contados, a partir de 16 de dezembro 2016.
A medida foi tomada devido à baixa eficiência no controle do fungo, comprovada por meio da avaliação de laudos de eficácia e pareceres técnicos pela Comissão Técnica de Reavaliação Agronômica de Produtos Formulados de Agrotóxicos para o Controle de Phakopsora pachyrhizi na Cultura da Soja. A comissão avaliou, em 2016, os fungicidas com ativos isolados, a partir de laudos de eficácia e pareceres técnicos enviados pelas empresas fabricantes. O trabalho da comissão continua em 2017, com a avaliação de fungicidas formulados em misturas.
De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, essa reavaliação vem sendo feita em razão da redução da sensibilidade do fungo Phakopsora pachyrhizi a alguns fungicidas. Muitos fungicidas registrados tiveram sua eficiência reduzida por adaptação do fungo, embora até o momento não tivessem seu rótulo alterado, podendo induzir o produtor a utilização de produtos com baixa eficiência e perdas de produtividade com essa doença.
CADASTRO ESTADUAL DE AGROTÓXICOS
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc informa e alerta que apenas agrotóxicos cadastrados na Cidasc podem ser comercializados/utilizados em Santa Catarina.
Clique aqui para saber se um agrotóxico está cadastrado em SC.
Nesse sentido, dentre os 63 agrotóxicos suspensos pelo MAPA, quarenta (40) fungicidas possuíam cadastro LIBERADO em SC. E após a suspensão pelo Ministério, o status destes produtos foi alterado para LIBERADO COM RESTRIÇÃO, conforme pode-se visualizar no site do SIGEN+ Consulta Pública Agrotóxico.
Realizando a consulta no SIGEN+ Consulta de Agrotóxico, com o filtro “Liberado com restrição” é possível ver a mensagem abaixo para os agrotóxicos com restrição.
“ESTE AGROTÓXICO NÃO ESTÁ LIBERADO PARA A PRAGA Phakopsora pachyrhizi NA CULTURA SOJA”
ESTABELECIMENTOS COMERCIANTES E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS
Os profissionais NÃO poderão mais recomendar em seus receituários agronômicos os agrotóxicos suspensos para controlar a Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da Soja.
As demais culturas ou pragas NÃO foram afetadas por esta medida
EMPRESAS FABRICANTES
As empresas fabricantes estão realizando as alterações na Bula, a fim de excluir a praga Ferrugem Asiática para a cultura da Soja. E no prazo de até 90 dias após a publicação do Ato 71, as alterações devem estar finalizadas.
Fonte: MAPA <http://www.agricultura.gov.br/> e Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas – DIFIA – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal – DEDEV
Links úteis:
http://sigen.cidasc.sc.gov.br/
http://sigen.cidasc.sc.gov.br/consultaagrotoxicopublico/consultaagx
Maiores informações:
Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal – Cidasc
dedev@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/