Relatório sobre perspectivas agrícolas para 2015-2024, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, atesta que o Brasil está preparado para ser o maior produtor de alimentos do mundo.

Foto: Zuleide Orben

Foto: Zuleide Orben

Como justificativa para tal projeção destaca o aumento da produtividade das culturas, incrementada amplamente pelo avanço tecnológico do setor, possibilitando o aumento da produção sem expansão da área cultivada.

Foto Reprodução/ Beef World

Foto Reprodução/ Beef World

Na contramão do notório progresso brasileiro, levantamento realizado pelo Ibope Conecta revela que somente 23% da população reconhece o impacto da ciência na agricultura. De acordo com Douglas Guelfi, professor doutor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras – UFLA, a população, sobretudo nos grandes centros urbanos, ainda desconhece a origem dos alimentos que consome, como são produzidos e a influência que exercem na economia.

O desenvolvimento da pesquisa é um dos fatores responsáveis pela expressiva participação da agropecuária no Produto Interno Bruto – PIB: 23%, em 2015. No âmbito das exportações, significa 48%.

 

Fonte: Beef World