A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, é responsável pela defesa agropecuária de Santa Catarina e para suprir as demandas da área conta com Departamentos de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, desenvolve o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal e trabalha em parceria com as prefeituras para desenvolver ações de educação sanitária no estado.
A educação sanitária em defesa agropecuária é uma atividade estratégica, instrumento da defesa agropecuária, que visa garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.
Entende-se como educação sanitária em defesa agropecuária o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo.
Para alcançar tais objetivos, em fevereiro de 2015 a Cidasc implantou o Projeto Sanitarista Junior nas escolas catarinenses. O Projeto está alinhado aos preceitos da Lei nº 9.712, de 20 de Novembro de 1998, que define os objetivos da Defesa Agropecuária e do Decreto nº 5.741, de 30 de Março de 2006, que regulamenta o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, especialmente seu artigo 39 que dispõe sobre a educação sanitária em defesa agropecuária.
O Projeto Sanitarista Junior foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc.
As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
O objetivo do trabalho educativo é promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde a escola, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
O Projeto Sanitarista Junior teve início por meio de um convênio firmado entre Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a Vigilância Sanitária Estadual de Santa Catarina, no qual foi desenvolvido o conteúdo da cartilha “Sanitarista Junior em Defesa da Agropecuária”, com tiragem de 7.313 exemplares. Esse material é utilizado didaticamente como apoio à introdução transversal do tema da defesa agropecuária no Projeto Político Pedagógico das escolas parceiras, para crianças a partir de 9 anos – 4º ano do Ensino Fundamental.
Em dezembro de 2014 foram capacitados 50 profissionais vinculados ao projeto Sanitarista Junior, sendo 47 da Cidasc, 1 da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e 2 da Superintendência Federal da Agricultura – SFA – MAPA/SC.
O cronograma estipulado no plano de trabalho do Projeto Sanitarista Junior prevê o início das atividades no início do ano letivo, com a primeira audiência entre as autoridades municipais e a Cidasc para apresentação do projeto e formalização da parceria.
Efetivando-se a parceria, a Cidasc realiza a capacitação dos docentes que tratarão do tema da defesa agropecuária em sala de aula e acompanha o andamento do projeto realizando palestras magnas e orientando saídas de campo.
Por meio dos recursos disponibilizados pelo convênio entre a Cidasc e o Fundo de Restituição de Bens Lesado – FRBL/MPSC, realizamos em 2015 o reaparelhamento das equipes da educação sanitária e a elaboração de novos conteúdos correlatos à defesa agropecuária.
Em 2016 foi aprovado aditivo ao convênio SUASA formalizado entre a Cidasc e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com o objetivo de ampliação dos alcances do projeto e o aprimoramento dos recursos didáticos utilizados por meio de consultoria pedagógica, elaboração de um livro do professor e de um caderno de atividades, entre outros.
Como meta do convênio firmado entre Cidasc e MAPA foi realizado em maio de 2016 um curso de educação sanitária para os profissionais da defesa agropecuária (engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas) para o desenvolvimento de habilidades de oratória, expressão corporal, comunicação dirigida, autoestima e motivacional.
Atualmente, o projeto encontra-se implantado em 67 escolas, de 33 municípios de Santa Catarina, alcançando 3452 crianças.
Fonte: Patrícia Almeida Barroso Moreira, engenheira agrônoma da Cidasc e Coordenadora Estadual do Projeto Sanitarista Junior
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom