Foto: Rosemberg Tartari - Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal

Foto: Rosemberg Tartari – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal

Após a implantação do moderno Sistema da Gestão Agropecuária Catarinense, o Sigen+, em 2013, este ano, 2016, foi o ano do produtor catarinense ganhar mais autonomia, podendo solicitar qualquer Guia de Trânsito Animal – GTA da sua casa, sem precisar se deslocar até um escritório da Cidasc.

Com a implantação dessa tecnologia, o produtor poupou tempo e gastos com deslocamento, ganhando assim mais agilidade no processo.

A aceitação dessa mudança pelos produtores traduz-se nos números, por meio do crescimento de solicitações de GTAs feitas pelos produtores ao longo de 2016 e também nos vários depoimentos vivenciados pela Cidasc no cotidiano.

Algumas solicitações de GTAs que precisavam de validação pela Cidasc, como por exemplo GTA de pássaros devido à necessidade do atestado sanitário (exigência do Manual de Animais Silvestres do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA), também foram otimizadas através do atestado gerado pelo médico veterinário prestador do serviço diretamente no Sistema.

Em junho de 2016 foi emitida a primeira GTA validada remotamente. O acontecimento marcou o início de uma nova interação entre o produtor e a Cidasc, visto que agora o contato entre os dois pode acontecer em qualquer computador com acesso à Internet e impressora.

O produtor Nedio Vicent Werle, residente de Alto Aguinhas, no município de São Carlos, Santa Catarina, foi o responsável por solicitar a GTA. Antes da criação do SIGEN+, Nedio teria que se deslocar até um escritório da Cidasc para solicitar a emissão do documento, entretanto após conhecer e perceber as facilidades do Sistema, o produtor preferiu realizar a solicitação por meio da Internet.

“É uma ferramenta muito bem-vinda, pois ela acelera os processos burocráticos. Em vez de ir até um escritório da Cidasc e esperar lá, sentado, posso fazer tudo pelo computador, em casa”, comentou Nedio a respeito dos benefícios que o sistema apresenta para todos os produtores catarinenses.

O Sr. Nédio já conhecia as vantagens do SIGEN+ e agora vê mais benefícios ainda, pois GTAs da sua Granja de Reprodutores de Suídeos Certificada – GRSC, que antes só podiam ser solicitadas por meio do deslocamento até o escritório da Cidasc, agora podem ser solicitadas de casa.

Algumas mudanças significativas

– Produtores podem solicitar a GTA de casa, para qualquer finalidade e inclusive para fora do estado. Caso esteja tudo de acordo e não havendo restrições, a emissão de GTA é imediata com validação automática pelo sistema;

– Os médicos veterinários de Santa Catarina ganharam acesso a um sistema informatizado e com autenticação eletrônica para todos os seus atestados emitidos para fins de trânsito.

Mais mudanças estão por vir e com elas mais benefícios aos produtores catarinenses.

Fonte: Rosemberg Tartari e Vanessa de Medeiros Bonatelli, médicos veterinários da Cidasc responsáveis pelo Programa de Vigilância Sanitária Animal e Trânsito – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom