A acadêmica do curso de Medicina Veterinária Janete Elenice Leão Ivanoski, da Universidade Regional de Blumenau – FURB, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC na manhã do dia 24 de novembro, uma quinta-feira. Entre os integrantes da banca avaliadora estava o médico veterinário Augusto Eneas Upnmoor, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Blumenau. Também fizeram parte da banca o professor Marcos Carvalho e a professora orientadora Bruna Helena Kipper.

Na foto, da esquerda para direita, Bruna Kipper, Janete Ivanoski, Marcos Carvalho e Augusto Upnmoor. Foto: Arquivo pessoal.

O trabalho apresentado por Janete, “Análise dos Casos de Raiva Rural no Município de Blumenau no Período de 2006 a 2015”, teve o intuito de quantificar os casos oficiais de raiva na região, analisando a localização geográfica dos casos e os períodos de maior frequência no ano.

Após solicitação oficial da entidade, a Cidasc forneceu os dados dos casos de raiva confirmados e incluídos no Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica – SivCont, no local e período desejado.

Enquanto apresentava o trabalho e a banca fazia as considerações, o público presente no auditório permaneceu atento. De acordo com Augusto, a apresentação proporcionou que uma quantidade significante de alunos e professores conhecessem mais sobre a doença. Além dos procedimentos oficiais tomados em casos de suspeita e notificação.

“Trabalhos como esse instigam o corpo acadêmico a cooperar incisivamente com os órgãos de Defesa Sanitária Animal em todas as frentes no combate às doenças que tanto afligem a saúde pública, a saúde animal e a economia do Estado”, comentou o médico veterinário da Cidasc.

SivCont

O Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica é um sistema informatizado desenvolvido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), visando o registro de dados sobre atendimentos a suspeitas de síndromes vesicular, hemorrágica dos suídeos, nervosa, e respiratória e nervosa das aves com vistas a demonstrar as atividades de vigilância dos países da América do Sul, Central e México na detecção das doenças alvo de cada síndrome. O sistema permite a demonstração da sensibilidade, especificidade e oportunidade dos sistemas de vigilância dos países membros. Para síndrome vesicular, as doenças alvo são: febre aftosa e estomatite vesicular; para hemorrágica dos suídeos: peste suína clássica e peste suína africana; para síndrome nervosa: raiva, encefalomielite eqüina, encefalopatia espongiforme bovina (exótica no país); e para síndrome respiratória e nervosa das aves: doença de Newcastle e influenza aviária.

Fonte: Augusto Eneas Upnmoor – Departamento Regional da Cidasc de Blumenau / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Jaqueline Vanolli
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc