Nesta segunda-feira, 5, o Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou a cerimônia de formatura dos Sanitaristas Juniores de duas escolas municipais de São Joaquim. Por meio de profissionais do Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim, foram entregues os certificados de conclusão do Projeto para 38 alunos da Escola Básica Municipal Attilia Cechinel Nezi, em Despraiado, e outros 33 da Escola Básica Municipal João Paulo Carvalho, em Luizinho.
Estiveram presentes nessa celebração a médica veterinária da Cidasc Beatriz Vieira Paes e o engenheiro agrônomo da Cidasc Luiz Gonzaga Goulart. Eles realizaram durante o ano diferentes atividades nas escolas, todas com o objetivo de compartilhar com os estudantes mais informações sobre a Defesa Agropecuária. Murais com fotos, saídas de campos, distribuição de cartilhas e uma redação final sobre o Projeto foram algumas das práticas desenvolvidas pelos alunos durante o Sanitarista Junior.
Os professores das escolas também trabalharam conteúdos do Projeto nas demais disciplinas. Em geografia, por exemplo, os alunos conheceram mais sobre os bovinos. A disciplina de ciências deu enfoque maior para os vegetais. Já em história, os Sanitaristas Juniores perceberam a importância dos cuidados com a saúde humana no campo.
Sobre o Projeto
O Projeto Sanitarista Júnior tem por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, tem a finalidade de possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária. A implantação do projeto teve inicio ano passado nas escolas de Santa Catarina. Hoje, o Sanitarista Junior atende 42 escolas distribuídas em 20 municípios catarinenses e contempla mais de 1400 crianças, sendo mais uma das ações de Educação Sanitária desempenhadas pela Cidasc.
Em agosto desse ano o projeto foi premiado com o Troféu Onda Verde, referente ao 23º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Agropecuária, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, em Florianópolis.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria imagens: