O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Tubarão realizou a cerimônia de encerramento e formatura dos Sanitaristas Juniores de Jaguaruna. Nesta semana, alunos de oito turmas do 4º ano, de cinco escolas municipais, receberam os certificados e propagarão o conhecimento construído ao longo do ano sobre Defesa Agropecuária.

Foto: Folha Regional

As cerimônias ocorreram nas escolas participantes e, além da entrega dos certificados, os estudantes participaram do Concurso Cultural Regional Sanitarista Junior. Eles produziram desenhos que ilustraram os conteúdos trabalhados em sala de aula. Cada uma das turmas destacou um desenho, na escola municipal do Encruzo, a autora do escolhido foi a aluna Beatriz B. José.

De acordo com um dos coordenadores do Sanitarista Junior, o médico veterinário da Cidasc Agnaldo Serafim, a avaliação na escola foi positiva. “O Projeto teve uma excelente aceitação nas escolas, uma interação muito boa com os alunos, nós ficamos satisfeitos em poder contribuir repassando os nossos conhecimentos.” De acordo com Agnaldo, foram trabalhados conhecimentos teóricos e práticos do setor agropecuário, defesa sanitária animal e vegetal, cuidados com o meio ambiente, saúde pública e ainda a produção de alimentos convencionais e orgânicos.

Serafim comentou que a Cidasc disponibilizará o volume dois da cartilha do Sanitarista Junior no próximo ano e pretende contemplar um número maior de escolas no município. Ele aproveitou para agradecer a parceria com a Secretaria de Educação que apoiou no desenvolvimento das atividades, em especial as professoras. “Sem dúvida alguma o nosso sucesso se deve justamente a esse ponto, o apoio irrestrito das professoras”, declarou o médico veterinário.

Além de Jaguaruna, o Departamento Regional da Cidasc de Tubarão desenvolve o Projeto Sanitarista Junior em Treze de Maio, tendo a participação de quatro turmas. O engenheiro agrônomo Samuel Maccari e o médico veterinário Agnaldo Serafim são responsáveis pela coordenação do Projeto nesse município.

Fonte: Folha Regional.