Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, ocorre a capacitação em Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, com o apoio da FIESC, ministrada por técnicos do SENAI e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O evento ocorre na cidade de Treze Tílias e conta com a participação de médicos veterinários da Cidasc, médicos veterinários habilitados, conveniados e de consórcios.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba

O objetivo dessa capacitação é a qualificação técnica dos profissionais que atuam em estabelecimentos com Serviço de Inspeção Estadual – SIE, condição essencial para controlar o processo de produção e elevar a segurança dos alimentos. A atividade busca nivelar o conhecimento dos profissionais que atuam com a  fiscalização de estabelecimentos industriais, por meio do SIE, bem como o atendimento a metas de convênios.

O plano de APPCC implantado nas indústrias previne, reduz ou minimiza os perigos associados ao consumo de alimentos. Os benefícios do sistema são a garantia da segurança dos alimentos, a redução de custos operacionais através da redução significativa de recolher, destruir ou reprocessar o produto final, o uso racional de análises laboratoriais de produtos acabados, identificação de perigos  na cadeia produtiva, rastreabilidade de problemas e identificação de falhas de controle e a maior credibilidade junto ao consumidor.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba

Capacitações

Dando continuidade as capacitações e as padronizações das atividades dos Médicos Veterinários responsáveis pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DEINP da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, auditorias nos escritórios regionais da Companhia estão sendo promovidas. Coordenadas pelo Gestor do DEINP, Sérgio Silva Borges, essas ações têm como objetivo a padronização dos procedimentos e as adequações necessárias do SIE na industrialização dos produtos de origem animal. Dessa forma, elas proporcionam a produção de alimentos saudáveis aos consumidores catarinenses.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

Serviço de Inspeção Estadual – SIE

O Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.

São produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, carne bovina, carne suína, carne de aves, linguiças, queijos, mel, pescados, ovos, entre outros.

Fonte: Monica Pohlod.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom