Alunos da Escola Nossa Senhora de Loures, de São Lourenço do Oeste, que participam do Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, participaram da última atividade do ano. Os Sanitaristas Juniores visitaram uma propriedade rural na última quarta-feira, 23.

Foto: Andrezza Haccour Mackievicz

Essa saída de campo contou com a presença dos 51 alunos do 8º e 9º ano, eles conheceram a propriedade da família Roman, na comunidade de Lajeado Rául. O médico veterinário Milton Kasper, do Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste, comenta que a fazenda é modelo em termos de implantação de pastagens perenes.

O engenheiro agrônomo Nelson T. Hayashi e o extensionista Volmir Pinto de Oliveira, ambos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, mostraram aos alunos a variedade e implantação de pastagens e pastoreio silvipastoril.

Milton Kasper fez uma rápida retrospectiva com os alunos, resgatando temas sanitários abordados nas aulas ministradas ao longo do ano. Também comentou sobre quais são as características leiteiras e raças adequadas para propriedades de pequeno porte, predominantes no município. De acordo com o médico veterinário, os assuntos trabalhos fazem parte da realidade dos estudantes, visto que muitos dos pais e familiares deles são produtores.

“Por onze vezes, durante este ano, os técnicos da Cidasc estiveram junto com alunos e professores da Escola ministrando aulas, palestras e excursões”, recordou Milton. O término das atividades será no dia 13 de dezembro, no evento de formatura dos Sanitaristas Juniores.

Silvipastoril

Sistemas Silvipastoris é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área.

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior Cidasc tem como objetivo propor mudanças de atitudes e comportamento nos alunos frente aos problemas sanitários através da educação. Os Profissionais dos Departamento Regional das Companhias, junto com demais profissionais e colaboradores, desenvolvem o Projeto para que os alunos, por meio dos conhecimentos adquiridos, se tornem influência de conscientização em seus núcleos familiares. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui.

Galeria de imagens: