Foto: Divulgação Evento

Foto: Divulgação Evento

O setor da hortifruticultura e a produção de grãos, muito presentes e importantes na região sul de Santa Catarina, serão contemplados na 1ª edição do Estação Plantar. O evento tem início amanhã, 24, e segue até sexta-feira, 25 de novembro, na Estação do Conhecimento Plantar, em Azambuja, no município de Pedra Grandes. Realizado pela Plantar Agropecuária e Syngenta, o encontro conta com o apoio de diversas entidades, dentre elas a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Ao longo desses dois dias, os visitantes poderão conhecer mais de 30 cultivos agrícolas em diferentes fases de desenvolvimento, todos expostos em um campo demonstrativo. Outras exposições de agrícolas e novas tecnologias, que visam a melhor produtividade e qualidade da lavoura, também estarão disponíveis para visitação. Além disso, o Estação Plantar promoverá diversas palestras e workshops ministrados por técnicos e profissionais do setor.

Tanto na quinta-feira, 24, quanto na sexta-feira, 25, o evento contará com uma palestra de abertura realizada por profissionais da Cidasc, os engenheiros agrônomos Ricardo Miotto Ternus, Gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, e Matheus Mazon Fraga, Gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas. Eles palestrarão sobre a análise de resíduos agrotóxicos, sistema de rastreabilidade e os resultados do Programa Alimento Sem Risco – PASR no Estado.

Ricardo avalia essa prática de maneira muito positiva, também destaca a parceria com a iniciativa privada que oportunizou o contado com um grande número de produtores rurais. “É muito importante espalhar esses conceitos (da Defesa Sanitária Vegetal e Fiscalização de Insumos Agrícolas) para os produtores, essa mensagem precisa ser compartilhada”, comentou o Gestor da Companhia.

Segundo Miotto, a expectativa do evento é receber cerca de 400 produtores. De acordo com ele, a integração promovida pelas palestra vai possibilitar melhorias na capacidade de produção, qualidade de vida dos agricultores e uma melhor qualidade dos alimentos produzidos. Dessa forma, a sociedade como um todo é beneficiada.

Sobre o PASR

O programa tem como objetivo evitar a presença indevida de resíduos de agrotóxicos em alimentos, preservando a saúde dos consumidores e dos produtores agrícolas e prevenindo a ocorrência de danos ao meio ambiente. O PASR atua no monitoramento de alimentos vegetais suscetíveis ao uso de agrotóxicos, adota ações eficazes de rastreamento de alimentos, fomenta a criação de estrutura pública para análise periódica de resíduos de agrotóxicos em alimentos, controla o uso de agrotóxicos na produção de alimentos e aprimora o controle de receituários agronômicos, além de fiscalizar e vedar a comercialização, no Estado de Santa Catarina, de agrotóxicos proibidos nos países de origem. Para saber mais, clique aqui.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom