A missão de técnicos da Coreia do Sul que iriam visitar Santa Catarina em dezembro, foi adiada para 2017. Inicialmente, a visita era para 16 de novembro, depois ficou para 7  a 10 de dezembro e, agora deve ser em fevereiro ou março.

De acordo com o presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, o motivo do cancelamento foi a instabilidade política no país asiático.

O adiamento atrasa o plano das agroindústrias que pretendem vender 30 mil toneladas/ano de carne suína para os coreanos, o que incrementaria as exportações em torno de 20%. A visita e aprovação das plantas frigoríficas é pré-requisito para início das vendas.

Foto: Renata Meditsch

Sobre as negociações com SC

Em julho deste ano, uma comitiva de Santa Catarina liderada pelo governador Raimundo Colombo esteve na capital da Coreia do Sul, Seoul, para agilizar o processo de exportação de carne suína. Na oportunidade, representantes do Governo Sul-Coreano comunicaram o interesse do país em importar carne suína produzida no estado, faltando apenas questões administrativas a serem tratadas entre os Ministérios da Agricultura da Coreia do Sul e do Brasil. A visita do ministro da Agricultura Blairo Maggi em setembro deu sequência às tratativas iniciadas pelo Governo catarinense.

Suinocultura catarinense

Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína do Brasil. São cerca de 10 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes, que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas de carne suína. Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, o Estado é responsável por aproximadamente 27% da produção nacional de carne suína e por 35% das exportações brasileiras.

Entre os principais países de destinos da carne suína catarinense estão China, Cingapura, Japão, Rússia, Angola, Chile, Uruguai e Argentina. Atualmente, SC exporta quase 190 mil toneladas por ano.

Fonte: Diário Catarinense.
Informações adicionais: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.