O Frigorífico J.B Indústria de Comércio de Alimentos Mafra Ltda está em fase final de construção e objetivando a obtenção do registro SIE (Serviço de Inspeção Estadual) e SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção). Visto isso, o Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc realizou uma saída de campo com os Sanitaristas Juniores das turmas de 9ª ano do Colégio Agrícola Prefeito José Schultz Filho, do município de Mafra, na última sexta-feira, 18. Acompanhados pelo professor e médico veterinário Carlos Kalinoski, os alunos conheceram o empreendimento e as legais medidas sanitárias que são tomadas para o funcionamento do frigorífico.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Os estudantes foram recepcionados por um dos sócios-proprietários da empresa Adriano Novacki, que conduziu o grupo pelas instalações, explicando todo o processo, desde a chegada do animal até a expedição dos produtos finais.

Uma equipe de técnicos do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, composta pelos engenheiros agrônomos Francieli Marmentini e Claudino Schuhli, o médico veterinário Carlos Cesar Mascarenhas e o médico veterinário José Ruy A. Leite, do Serviço de Inspeção Estadual, orientaram os Sanitaristas sobre a importância do controle sanitário nos alimentos que se destinam ao consumo humano, tanto de origem vegetal quanto animal, com correta observação do período de carência dos insumos de origem vegetal e animal, e a produção com origem e inspeção realizados pela Cidasc, em respeito aos consumidores destes produtos em Santa Catarina.

Durante a visita, os técnicos explicaram como ocorrem os procedimentos de fiscalização realizados pela Companhia, durante todo o ciclo da produção de alimentos até o abate dos animais. Enfatizando que as fiscalizações ocorrem desde a produção nas propriedades rurais, inicialmente com o preparo da alimentação aos rebanhos dos animais domésticos para o consumo humano (bovino de carne e leite, suínos, aves, ovinos, ovos, entre outros.) em especial ao controle sanitário animal e vegetal: e ao controle da higiene durante todo o processo de abate dos animais e a industrialização em produtos de origem animal, culminando com o selo de registro pelo SIE do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp da Cidasc.

Após a visita no interior da indústria, Adriano apresentou aos alunos o sistema de tratamento dos resíduos provenientes do abate e da industrialização dos produtos e da água utilizada em todo o processo, atendendo as exigências ambientais, minimizando ao máximo os seus impactos.

Frigorífico

O empreendimento foi idealizado pelos sócios Adriano Novacki, Luiz Carlos de Souza, Jaime Luiz Belem e Rene Luiz Gaio que, apostando no potencial produtivo da região, decidiram investir e propiciar aos produtores um lugar para colocar a produção. O Frigorífico foi projetado para o abate de bovinos e ovinos.

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior Cidasc tem como objetivo propor mudanças de atitudes e comportamento nos alunos frente aos problemas sanitários através da educação. Os Profissionais do Departamento Regional de Mafra, junto com demais profissionais e colaboradores, desenvolvem o Projeto para que os alunos, por meio dos conhecimentos adquiridos, se tornem influência de conscientização em seus núcleos familiares. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui.

Fonte: José Ruy A. Leite, Francieli Marmentini e Carlos Cesar Mascarenhas – Departamento Regional da Cidasc de Mafra.