Dando continuidade as capacitações e as padronizações das atividades dos Médicos Veterinários responsáveis pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DEINP da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, auditorias nos escritórios regionais da Companhia estão sendo promovidas. Coordenadas pelo Gestor do DEINP, Sérgio Silva Borges, essas ações têm como objetivo a padronização dos procedimentos e as adequações necessárias do SIE na industrialização dos produtos de origem animal. Dessa forma, elas proporcionam a produção de alimentos saudáveis aos consumidores catarinenses.

Foto: Hiorhan Alesy Keretch Ulbirich

As auditorias atendem ao convênio Suasa/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, também são realizados treinamentos e capacitações, promovidos pelo DEINP e coordenados pelo Gestor Estadual, aos médicos veterinários da Cidasc que atuam no desenvolvimento das atividades regionais do SIE. Essas atividades buscam a atualização de técnicas e capacitações nos padrões dos serviços.

Os médicos veterinários do DEINP, Claudio Machado Moreira e Andrea de Queiroz Brundo, realizaram auditoria no SIE do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, nos dias 9 e 10 de novembro. Inicialmente foram explanadas os objetivos das auditorias e as padronizações do Serviço ao Gestor do Departamento Regional, Fabiano Franco dos Santos.

Foto: Hiorhan Alesy Keretch Ulbirich

Também foram auditados e verificados os registros dos documentos pertinentes dos estabelecimentos regionais registrados no SIE, os procedimentos operacionais padronizados do Serviço e as conformidades e adequações necessárias as atividades desenvolvidas pelos médicos veterinários da Regional. Essas informações foram compartilhadas ao veterinário responsável pelo SIE na Regional de Mafra, José Ruy de Almeida Filho.

Foram averiguados os conjuntos das ações fiscais oficiais, dento do novo Sistema de Inspeção Estadual da Cidasc, dos estabelecimentos industrializadores de produtos de origem animal, registrados no SIE. Os auditadores estão auditando as padronizações diretamente nos estabelecimentos regionais.

Este novo Sistema de Inspeção Estadual está servindo como modelo aos demais Estados da Federação, sendo analisado pelo Ministério da Agricultura para implantação a nível nacional.

Fonte: José Ruy de Almeida Filho.