Jader Nones, pesquisador e médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, participou da reunião que discutiu as possibilidades de reforço de cooperação entre Brasil e Noruega, realizada no Instituto Veterinário Norueguês, no dia 27 de outubro.

Foto: Bryndis Holm - NVI

Foto: Bryndis Holm – NVI

Aquicultura, alimentação animal e segurança alimentar foram temas da reunião, que contou com a participação de Celeste Cristina Machado Badaró (representante da embaixada brasileira em Oslo), Thomas Hansteen (Conselheiro de pesquisa da Noruega), Arne Flåøyen (Diretor Laboratorial do Norwegian Veterinary Institute – NVI), Hege Divon (pesquisadora do NVI) e os pesquisadores convidados Jader Nones (médico veterinário da Cidasc/Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e Carlos Augusto Fernandes de Oliveira (Universidade de São Paulo – USP).

O objetivo da reunião foi discutir possibilidades de uma maior cooperação entre os países, com ênfase no agronegócio. Dentre os temas discutidos, destacam-se as áreas de produção animal, defesa sanitária animal e segurança alimentar.

De acordo com o Diretor Laboratorial do NVI, Arne Flåøyen, é importante para o Instituto receber convidados de vários países. Quanto ao Brasil, Dr. Flåøyen afirmou que é fundamental examinar as possibilidades para fortalecer a cooperação com o país e/ou com suas Unidades da Federação. O Brasil tem um grande potencial para aumentar sua produção aquícola e existe uma demanda por expertise de pesquisadores noruegueses nesta e em outras áreas do conhecimento.

Durante a reunião, Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira e Dr. Jader Nones apresentaram pesquisas e discutiram ideias para futuras colaborações. Ambos os pesquisadores trabalham no campo de segurança alimentar, com ênfase em toxicologia/micotoxinas. Na ocasião, o médico veterinário da Companhia destacou a importância do agronegócio catarinense, enfatizando o interesse e a necessidade do fortalecimento de colaborações das universidades, Cidasc e demais instituições do Estado com o Instituto Veterinário Norueguês visando proporcionar oportunidades de pesquisa e inovação tecnológica aplicáveis, tanto na Noruega, quanto em Santa Catarina.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Jader Nones, médico veterinário da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom