Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Numa das últimas ações do Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pelo Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, de São Lourenço do Oeste, na manhã de ontem, segunda-feira dia 24, alunos do 8° e 9° ano da Escola Básica Municipal – EBM Nossa Senhora de Lourdes, do distrito de Presidente Juscelino, visitaram e conheceram as cooperativas Alfa, Caslo e Sicoob Noroeste.

Segundo o coordenador do Projeto Sanitarista Junior em São Lourenço do Oeste e Médico Veterinário da Cidasc, Milton Kasper, não tem como falar com esse público sem citar o cooperativismo. “Pelo menos em uma das três cooperativas os pais dos alunos são associados e o cooperativismo é algo salutar”, diz ele lembrando que o sistema como um todo cresceu muito.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

No auditório Celso Deon Lazzarotto, os alunos ouviram um relato das três cooperativas, uma apresentação sobre a origem do cooperativismo e conheceram o sistema fotovoltaico de geração de energia do Sicoob Noroeste.

Conforme Cleria Wenzel Grzebieluchas, professora e coordenadora do Projeto na EBM Nossa Senhora de Lourdes, a ideia é a de que os alunos tenham uma mudança de comportamento e passem a ver a atividade agrícola com outros olhos. “Se eles conseguirem visualizar ou mudar o comportamento para se manterem na propriedade, eu acredito que os resultados serão positivos”, fala ela lembrando que muitos alunos não tinham conhecimento sobre as zoonoses.

Alessandro Salvador, um dos alunos que participa do Projeto, afirma que a formação faz a diferença no dia a dia, pois há o repasse de informações que contribuem com as atividades. “Eu tinha uma ideia para o futuro, mas agora com o Projeto já estou indeciso. Ele [Projeto] mostrou que vale a pena ficar [na agricultura].”

Sobre o Projeto

Segundo Kasper, o grande objetivo do Projeto é chegar aos pais dos alunos. Ele conta que ao longo da formação há discussão, por exemplo, sobre as doenças dos animais e das plantas. “Ao longo desse trabalho percebemos que é muito mais que chegar até os pais dos alunos. Queremos deixar claro que viver na área rural é tão digno quanto viver na cidade e que eles podem continuar estudando.”

De acordo com o coordenador, os trabalhos devem ser concluídos no início do mês de dezembro com a formatura do grupo. Antes disso deve haver a visita técnica numa propriedade rural. Embora a realização seja da Cidasc, em São Lourenço do Oeste o Projeto conta com a parceria da Alfa, Caslo, Sicoob Noroeste e Epagri

Fonte: Minutta.