O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Itajaí esteve presente, representando a Companhia, no 3º Seminário Mata Ciliar do Comitê da Bacia Hidrográfica Tijucas-Biguaçu. O evento tem início ontem, quinta-feira 21, às 14 horas, no auditório da Universidade do Vale do Itajai – Univali. Participaram do evento o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Jean Fabrício Morais, e o Engenheiro Agrônomo da Regional Geovani Pedro de Souza.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí

O Pacto pela Mata Ciliar, que mobiliza 14 cidades da região do Vale do rio Tijucas e do rio Biguaçu foi renovado ontem, em Tijucas, com a presença de prefeitos eleitos, vereadores e lideranças empresariais, durante o Seminário. A experiência de recuperação de mata ciliar é desenvolvida em uma parceria entre Consórcio Iberê e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan.

Atualmente, nos 14 municípios onde foi implantado, o Pacto pela Mata Ciliar está presente em 60 propriedades particulares, em praças e outros espaços públicos, com apoio da iniciativa privada e pública. “Já atingimos a meta de 8 mil mudas distribuídas e acompanhadas por nossos técnicos”, garante o Presidente do Comitê Tijucas-Biguaçu e Vice-Prefeito eleito de Tijucas, Adalto Gomes.

Mata Ciliar

As matas ciliares são aquelas que ficam bem próximas às nascentes, córregos, rios e lagos protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos, evitando o estreitamento de seus leitos e facilitando a infiltração da água da chuva, que chega com maior facilidade ao lençol freático.

Fonte: Aesbe. Notícias do Dia.